Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Sancionada lei que cria programa de bolsas para startups em Russas; UFC é parceira da iniciativa

 Foi sancionada nesta quinta-feira (3), em solenidade realizada no Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, a lei municipal nº 1.985/2022, que cria o programa Bolsa Startup Russas ‒ fruto de uma parceria entre a UFC, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Russas. O objetivo é auxiliar empresas de base tecnológica inovadora, oriundas da Universidade, que visam desenvolver ou aprimorar um novo produto ou processo. Três startups criadas por estudantes da UFC e selecionadas pela Instituição são as primeiras beneficiadas.

Trata-se do primeiro desdobramento do protocolo de intenções assinado em novembro de 2021 pelo reitor Cândido Albuquerque e o prefeito de Russas, Sávio Gurgel. O protocolo orienta a colaboração mútua entre Universidade, poder público e setor produtivo, com efeitos na atração de investimentos, instalação de empresas de base tecnológica e elaboração de políticas públicas.

Imagem: O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, deputado estadual Salmito Filho, o diretor do Campus de Russas, Lindberg Gonçalves, o pró-reitor de Relações Internacionais, Augusto Albuquerque, e o diretor-presidente do PARTEC, Fernando Nunes (Foto: Ribamar Neto/UFC)
O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, deputado estadual Salmito Filho, o diretor do Campus de Russas, Lindberg Gonçalves, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque, e o diretor-presidente do PARTEC, Fernando Nunes (Foto: Ribamar Neto/UFC)

De acordo com a lei sancionada ontem, a Prefeitura de Russas fica autorizada a conceder auxílio financeiro a startups cuja proposta tenha sido aprovada em edital de seleção realizada pelo Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC. A primeira edição do programa ofertará oito bolsas no valor de R$ 600,00 mensais durante 24 meses. A execução será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e pela coordenação do PARTEC no Campus de Russas.

PARCERIAS E DESENVOLVIMENTO ‒ O prefeito Sávio Gurgel classificou a medida como um “projeto fundamental” que resultou em uma “grandiosa lei para o desenvolvimento do município”. Ele destacou o potencial das parcerias, principalmente com a UFC, e disse que este é o primeiro de outros trabalhos em conjunto que deverão ser efetivados ao longo dos próximos anos na região do Vale do Jaguaribe.

Representando o reitor Cândido Albuquerque, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, reiterou a importância da cooperação capaz de “construir pontes” entre diferentes instituições. “É por meio da ciência e da tecnologia, fundamentais para a produtividade das empresas, que a Universidade poderá servir ainda mais à sociedade”, disse o pró-reitor, acrescentando que a lei sancionada pode ser “a semente de uma grande transformação que está começando no Ceará”.

ft_220303_russas2_gr.png

POLO TECNOLÓGICO ‒ O diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, disse que a lei de incentivo às startups pode tornar o município de Russas “um grande polo industrial de alta tecnologia”. Na avaliação do diretor, as universidades devem cada vez mais se aproximar do setor produtivo e participar mais ativamente do ecossistema econômico, a fim de corrigir assimetrias sociais. O Prof. Dmontier Aragão, coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Campus de Russas e incentivador das startups na unidade, salientou a relevância e o impacto do trabalho realizado pelos estudantes do campus. “O que eles estão fazendo é transformar sua própria realidade e a realidade do lugar onde vivem.”

O deputado estadual Salmito Filho parabenizou as instituições envolvidas no projeto que resultou na nova lei e disse que fará articulações no sentido de estimular outros municípios a adotarem iniciativas semelhantes. “Precisamos incentivar a boa parceria do poder público com as universidades e o setor produtivo. [...] Esse bom exemplo tem que ser conhecido e adequado a outros municípios”, pontuou.

Também participaram da solenidade a secretária de Planejamento de Russas e primeira-dama do município, Adryana Santiago; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio, Ari Célio Mendes; o articulador regional do SEBRAE, Alcides Ferreira, e o diretor-presidente do PARTEC/UFC, Prof. Fernando Nunes, e o coordenador de Extensão do Campus de Russas, Prof. Esequiel Mesquita, entre outras autoridades.

ft_220303_russas3_gr.png

STARTUPS ‒ A solenidade contou ainda com a apresentação dos projetos das três primeiras startups beneficiadas pelo programa Bolsa Startup Russas. A primeira foi a Medusa’s Eyes, que desenvolveu uma metodologia que torna mais rápida a análise do clínquer ‒ material granular e rígido que é um dos principais componentes do cimento. O estudante Bruno Rebouças, um dos integrantes do grupo, disse que a solução criada utiliza algoritmos de visão computacional e inteligência artificial. “Atualmente a microscopia do clínquer dura um dia; com essa nova técnica ela pode durar apenas uma hora”, explicou.

Em seguida foi a vez do estudante Lucas Veríssimo, que apresentou a Governança Inteligente Municipal (GIM). O objetivo da startup é utilizar análise de grandes quantidades de dados para que gestores possam desenvolver planejamentos estratégicos mais eficientes, além de acompanhar o andamento das ações municipais. “Queremos oferecer uma possibilidade de gestão com resultados e fundamentada em dados”, disse Veríssimo. Para isso, a empresa dispõe de uma plataforma on-line que utiliza tratamento de big data com inteligência artificial para disponibilizar um panorama estratégico do trabalho das prefeituras.

Por fim, Jéssica Carvalho, recém-egressa do campus, apresentou a Ecoleta, que utiliza como biomassa o talo da carnaúba ‒ árvore abundante no Vale do Jaguaribe. A ideia é que o talo, geralmente rejeitado, sirva de combustível para indústrias da região, reduzindo a dependência ao petróleo por parte das empresas. “Somos uma startup que conecta produtores de biomassa a empresas que desejam substituir o combustível fóssil por combustível sustentável”, frisou Jéssica, destacando os benefícios sociais, ambientais e econômicos do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.