Pular para o conteúdo principal

Sancionada lei que cria programa de bolsas para startups em Russas; UFC é parceira da iniciativa

 Foi sancionada nesta quinta-feira (3), em solenidade realizada no Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, a lei municipal nº 1.985/2022, que cria o programa Bolsa Startup Russas ‒ fruto de uma parceria entre a UFC, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Russas. O objetivo é auxiliar empresas de base tecnológica inovadora, oriundas da Universidade, que visam desenvolver ou aprimorar um novo produto ou processo. Três startups criadas por estudantes da UFC e selecionadas pela Instituição são as primeiras beneficiadas.

Trata-se do primeiro desdobramento do protocolo de intenções assinado em novembro de 2021 pelo reitor Cândido Albuquerque e o prefeito de Russas, Sávio Gurgel. O protocolo orienta a colaboração mútua entre Universidade, poder público e setor produtivo, com efeitos na atração de investimentos, instalação de empresas de base tecnológica e elaboração de políticas públicas.

Imagem: O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, deputado estadual Salmito Filho, o diretor do Campus de Russas, Lindberg Gonçalves, o pró-reitor de Relações Internacionais, Augusto Albuquerque, e o diretor-presidente do PARTEC, Fernando Nunes (Foto: Ribamar Neto/UFC)
O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, deputado estadual Salmito Filho, o diretor do Campus de Russas, Lindberg Gonçalves, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque, e o diretor-presidente do PARTEC, Fernando Nunes (Foto: Ribamar Neto/UFC)

De acordo com a lei sancionada ontem, a Prefeitura de Russas fica autorizada a conceder auxílio financeiro a startups cuja proposta tenha sido aprovada em edital de seleção realizada pelo Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC. A primeira edição do programa ofertará oito bolsas no valor de R$ 600,00 mensais durante 24 meses. A execução será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e pela coordenação do PARTEC no Campus de Russas.

PARCERIAS E DESENVOLVIMENTO ‒ O prefeito Sávio Gurgel classificou a medida como um “projeto fundamental” que resultou em uma “grandiosa lei para o desenvolvimento do município”. Ele destacou o potencial das parcerias, principalmente com a UFC, e disse que este é o primeiro de outros trabalhos em conjunto que deverão ser efetivados ao longo dos próximos anos na região do Vale do Jaguaribe.

Representando o reitor Cândido Albuquerque, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, reiterou a importância da cooperação capaz de “construir pontes” entre diferentes instituições. “É por meio da ciência e da tecnologia, fundamentais para a produtividade das empresas, que a Universidade poderá servir ainda mais à sociedade”, disse o pró-reitor, acrescentando que a lei sancionada pode ser “a semente de uma grande transformação que está começando no Ceará”.

ft_220303_russas2_gr.png

POLO TECNOLÓGICO ‒ O diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, disse que a lei de incentivo às startups pode tornar o município de Russas “um grande polo industrial de alta tecnologia”. Na avaliação do diretor, as universidades devem cada vez mais se aproximar do setor produtivo e participar mais ativamente do ecossistema econômico, a fim de corrigir assimetrias sociais. O Prof. Dmontier Aragão, coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Campus de Russas e incentivador das startups na unidade, salientou a relevância e o impacto do trabalho realizado pelos estudantes do campus. “O que eles estão fazendo é transformar sua própria realidade e a realidade do lugar onde vivem.”

O deputado estadual Salmito Filho parabenizou as instituições envolvidas no projeto que resultou na nova lei e disse que fará articulações no sentido de estimular outros municípios a adotarem iniciativas semelhantes. “Precisamos incentivar a boa parceria do poder público com as universidades e o setor produtivo. [...] Esse bom exemplo tem que ser conhecido e adequado a outros municípios”, pontuou.

Também participaram da solenidade a secretária de Planejamento de Russas e primeira-dama do município, Adryana Santiago; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio, Ari Célio Mendes; o articulador regional do SEBRAE, Alcides Ferreira, e o diretor-presidente do PARTEC/UFC, Prof. Fernando Nunes, e o coordenador de Extensão do Campus de Russas, Prof. Esequiel Mesquita, entre outras autoridades.

ft_220303_russas3_gr.png

STARTUPS ‒ A solenidade contou ainda com a apresentação dos projetos das três primeiras startups beneficiadas pelo programa Bolsa Startup Russas. A primeira foi a Medusa’s Eyes, que desenvolveu uma metodologia que torna mais rápida a análise do clínquer ‒ material granular e rígido que é um dos principais componentes do cimento. O estudante Bruno Rebouças, um dos integrantes do grupo, disse que a solução criada utiliza algoritmos de visão computacional e inteligência artificial. “Atualmente a microscopia do clínquer dura um dia; com essa nova técnica ela pode durar apenas uma hora”, explicou.

Em seguida foi a vez do estudante Lucas Veríssimo, que apresentou a Governança Inteligente Municipal (GIM). O objetivo da startup é utilizar análise de grandes quantidades de dados para que gestores possam desenvolver planejamentos estratégicos mais eficientes, além de acompanhar o andamento das ações municipais. “Queremos oferecer uma possibilidade de gestão com resultados e fundamentada em dados”, disse Veríssimo. Para isso, a empresa dispõe de uma plataforma on-line que utiliza tratamento de big data com inteligência artificial para disponibilizar um panorama estratégico do trabalho das prefeituras.

Por fim, Jéssica Carvalho, recém-egressa do campus, apresentou a Ecoleta, que utiliza como biomassa o talo da carnaúba ‒ árvore abundante no Vale do Jaguaribe. A ideia é que o talo, geralmente rejeitado, sirva de combustível para indústrias da região, reduzindo a dependência ao petróleo por parte das empresas. “Somos uma startup que conecta produtores de biomassa a empresas que desejam substituir o combustível fóssil por combustível sustentável”, frisou Jéssica, destacando os benefícios sociais, ambientais e econômicos do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.