Pular para o conteúdo principal

Secult abre inscrições para Edital para Apoio e Manutenção dos Grupos dos Ciclos Carnavalesco e Paixão de Cristo

 

Com aporte financeiro de mais de R$ 2 milhões, o edital vai selecionar 122 propostas para manutenção e fomento dos grupos da cultura tradicional popular dos Ciclos Carnavalesco e Paixão de Cristo.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre inscrições, nesta segunda-feira (7), para o Edital para Apoio e Manutenção dos Grupos dos Ciclos Carnavalesco e Paixão de Cristo, com o objetivo de valorizar a produção artística do estado, garantindo o acesso continuado à tradição e a vida cultural cearense e contribuindo para a geração de renda e manutenção dos grupos, coletivos e companhias que exercem atividades culturais no Ceará ligadas ao patrimônio e à memória. O edital vai selecionar 122 propostas para manutenção e fomento dos grupos dessa cultura tradicional popular. As inscrições são gratuitas e exclusivamente on-line pelo site Editais da Secult, no período de 7 a 22 de março de 2022.

O aporte financeiro é de R$ 2,1 milhões, oriundos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), no programa 044 – Promoção do Acesso e Fomento à Produção e Difusão da Cultura Cearense. Dessa forma, o edital tem uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa e cultural, considerando o grau elevado de informalidade do setor e dos trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos em nosso Estado.

“Em função ainda do contexto pandêmico no Ceará, a Secretaria da Cultura estabeleceu em não realizar um edital de programação nem para o Carnaval, nem para a Paixão de Cristo. Nesse sentido, foi pensado, juntamente com os setores, com os segmentos, um edital específico para apoio e manutenção dos grupos dos ciclos carnavalescos e também da Paixão de Cristo. Esse edital abre de 7 a 22 de março, com um investimento de dois milhões e cem mil reais, para que os grupos desses ciclos possam apresentar seus projetos de manutenção e apoio. Pode ser aquisição de instrumentos, de equipamentos, a manutenção dos seus espaços, também renovação de figurino, entre vários outros aspectos, para que possam manter acesas as ações desses grupos e pensando já na retomada em um momento mais propício. Então, fiquemos atentos para o edital de apoio e manutenção. Vocês que fazem parte desses grupos, vão se inscrevendo, porque é um edital que vai ter um período curto de inscrição, de 7 a 22 de março, por meio do Mapa Cultural”, explica o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Serão contempladas propostas relacionadas aos ciclos de Carnaval, nas manifestações Escolas de Samba, Maracatus, Blocos, Cordões e Afoxés e Paixão de Cristo, nas manifestações Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo e Manifestação Tradicional Popular, além da categoria Culturas Camponesas. As propostas apresentadas deverão ser atividades formativas (oficinas, cursos, seminários, palestras, tutoriais, produção de documentários), aquisições e/ou manutenção de equipamentos, instrumentos, compra de figurinos e adereços, que possam contribuir com a construção, compartilhamento de conhecimentos e modos de fazer que beneficiem a geração de produtos, bens e serviços culturais que perpassam os mais variados estratos sociais.

“Esse edital fomentará o apoio e manutenção dos grupos da cultura popular cearense, que poderão com esse recurso adquirir equipamentos, serviços e materiais, bem como promover a qualificação dos seus integrantes por meio de cursos e oficinas de formação”, destaca a Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult, Cristina Holanda.

Podem se inscrever pessoas físicas com idade igual ou maior de 18 (dezoito) anos, residentes e domiciliadas no Ceará há pelo menos dois anos. O Proponente deverá ser organizador(a) ou produtor(a) com atuação de no mínimo três anos nas manifestações do Ciclo Carnavalesco ou de no mínimo três anos de atuação no ciclo da Paixão de Cristo. Além disso, no mínimo 50% do total de recursos previstos no edital devem ser destinados a propostas advindas do interior do estado, em conformidade com a lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura.

Serviço

Edital para Apoio e Manutenção dos Grupos dos Ciclos Carnavalesco e Paixão de Cristo

Inscrições: 7 a 22 de março de 2022

E-mails:

Telefone: (85) 3101-6770

Saiba mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.