Pular para o conteúdo principal

Teleférico do Horto é inaugurado e vai fomentar ainda mais o turismo no Cariri

 

Equipamento começa a operar com capacidade de transportar mais de 2 mil pessoas entre a Praça dos Romeiros e a Estátua de Padre Cícero

Com capacidade para transportar até 2.080 pessoas por hora, o Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, foi inaugurado pelo Governo do Ceará, na tarde desta segunda-feira (28). O equipamento será importante para incrementar mais ainda o turismo na região, principalmente o religioso, já que liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri. O investimento foi da ordem de R$ 79,1 milhões.

O município recebe, anualmente, dois milhões de turistas, sendo a estátua de Padre Cícero o ponto mais alto da cidade e o mais procurado por eles. “O Horto é um espaço turístico religioso que recebe milhares de romeiros por ano. A ideia do teleférico é exatamente ser um equipamento que possa atrair turistas, gerar a economia do turismo na região. Esse equipamento é o que há de melhor no Brasil. Não há nenhum desse porte hoje implantado no país. É um equipamento moderno. Aumenta a quantidade de restaurantes, de pousadas. O grande objetivo é desenvolver a economia da região e gerar mais emprego e oportunidade para as pessoas”, destacou o governador Camilo Santana.

Entre as estações Romeiros (parte inferior) e Horto (superior), os bondinhos percorrerão uma distância de aproximadamente dois quilômetros a uma altura de 200 metros, em um tempo de 7 minutos e 30 segundos. O equipamento completo é composto por 12 torres de sustentação, 26 cabines climatizadas – e mais cinco reservas – com dez lugares. Além do teleférico, a obra envolveu a urbanização do entorno com a instalação de quiosques e estacionamento.

Em clima festivo pela entrega de duas obras importantes (teleférico e Arena Romeirão) para o município, a vice-governadora Izolda Cela, o senador Cid Gomes e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, em igual tom, preferiram reverenciar a cidade, os equipamentos e o personagem mais famoso da história de Juazeiro do Norte. “Viva o Romeirão, viva o Teleférico, viva Juazeiro do Norte e viva Padre Cícero”, disseram.

Mais oportunidades

O comércio que gira entorno da religiosidade na região é ainda mais latente no Horto. Piauiense, mas erradicado em Juazeiro do Norte desde criança, o fotógrafo Noé Ferreira, 57 anos, cresceu aos pés da estátua de Padre Cícero, de onde diariamente tira o sustento da família fazendo fotos de fiéis que visitam o local. “Desde 1989 que trabalho aqui. Minha casa é aquela branca, que está logo ali embaixo”, comentou o fotógrafo, apontando para sua residência, que fica a poucos metros do monumento.

Agora, ele e os mais de 40 colegas de profissão que se revezam no atendimento aos visitantes estão ansiosos com a perspectiva de dias melhores. “Acredito que vai alavancar o turismo. Quando foi citado que esse equipamento viria para cá a gente começou logo a avistar que o negócio ia melhorar, e vai melhorar. Todos estão ansiosos porque vai aumentar os postos (para tirar fotos). Uns vão ficar esperando os carros, outros esperando os bondes do teleférico, outros, o pessoal que vem a pé. É mais uma opção de foto para você”, disse Noé.

O prefeito Glêdson Bezerra reconheceu a importância da obra para atrair ainda mais turista para a cidade, gerando mais oportunidades para os moradores. “Essa obra é importante para Juazeiro do Norte, uma cidade que vive e respira turismo. Vai aumentar o turismo e a geração de emprego e renda”, enfatizou o gestor municipal.

O teleférico funcionará, neste primeiro mês, de forma gratuita, em virtude de sua operação assistida. De quarta-feira a sexta-feira, o equipamento estará aberto das 14h às 18h. Já nos fins de semana a abertura será às 10 horas, com encerramento igual ao dos demais dias. Segundas e terças-feiras as equipes aproveitarão para dar manutenção nos aparelhos.

Turismo sustentável

Mesmo com um grande fluxo de pessoas na região, o Governo do Ceará trabalha para que o turismo seja realizado de maneira sustentável, preservando a natureza que cerca o local. Para regulamentar o uso do espaço, o governador Camilo Santana aproveitou a oportunidade para criar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto do Padre Cícero.

“Esse é um patrimônio de Juazeiro do Norte, do Cariri, dos romeiros e, a partir de hoje, virará uma unidade de conservação estadual para ser protegida”, disse Camilo Santana. Com 800 hectares, a unidade de conservação foi criada após estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com o Geopark Araripe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.