Pular para o conteúdo principal

41 anos após a instituição do Dia Nacional da Mulher, menos de 40% ocupam cargos de liderança


A data não é muito disseminada, mas o Dia Nacional da Mulher é comemorado em 30 de abril, simbolizando o nascimento da enfermeira brasileira Jerônima Mesquita, que liderou o Movimento Feminista e fez parte da criação do Conselho Nacional das Mulheres. Quatro décadas após a promulgação da Lei nº 6.791, de 09 de junho de 1980, menos de 40% ocupam cargos de liderança, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2019). E no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, mesmo com a escolaridade maior que eles, quem está no topo da pirâmide precisa ir além de inspirar outras mulheres, mas dar oportunidades para que elas se desenvolvam e cresçam profissionalmente. Afinal, elas já mostraram que podem estar onde quiserem.


Aos 42 anos, Caroline de Albuquerque Mello Mentor já presidiu diversas entidades de classe e organizações não-governamentais, além de ocupar diretorias importantes. Neste ano de 2022, foi eleita presidente do Conselho Nacional de Mulheres Empreendedoras e Inspiradoras - ELOS POR ELAS, com representação em todo o país. Na Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), ela foi a sexta e última mulher na coordenadoria geral (2008), que hoje já está no 33º coordenador. Ainda na AJE, está prestes a encerrar o mandato de um ano como presidente do Conselho Consultivo no próximo mês de maio. Sua determinação e desenvoltura lhe rendeu convites para assumir a Diretora de Comunicação da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) em 2010 e a presidência do Bloco Mercosul de Jovens Empresários em 2012.


Carol Mello, como é conhecida, também foi presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Ceará (Assespro) e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Ceará (Seitac). Sua veia empreendedora a fez fundar a REIMAGINE SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO e a C M BRANDING E COMUNICAÇÃO, facilitando cursos, palestras e workshops dentro do universo capitalista consciente, empreendedorismo com propósito e branding sem máscaras. Formada em Comunicação Social – Jornalismo, a empresária ressalta que a parte acadêmica já é um diferencial das mulheres, pois o grau de estudo é superior ao dos homens, mas a liderança feminina tem um papel fundamental na transformação de outras mulheres.


Para que esse debate cresça e mais oportunidades surjam, Carol Mello aproveitou a aproximação do Dia Nacional da Mulher para enumerar alguns obstáculos que precisam ser vencidos para alcançar a liderança. “O empreendedorismo feminino é uma vertente que eu acredito e procuro disseminar em todos os lugares”, frisa. Já no mercado baseado na CLT, sua avaliação é de que os processos seletivos necessitam ser mais inclusivos; os planos de carreiras precisam ser claros para todos; mulheres grávidas precisam contar com um programa de apoio antes e após a maternidade; a diversidade precisa sair do papel de fato; e as mulheres precisam, sim, ser mais competitivas – mas uma competição sadia. Quanto ao formato híbrido, que em muitas empresas se intensificou durante a pandemia da Covid-19, Carol acredita que é uma realidade sem volta, bastando ter disciplina.


“O Ceará já é um celeiro de grandes protagonistas como Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Tia Simoa, Rachel de Queiroz e Maria da Penha. Cada uma delas teve um papel importante e cada mulher, real como elas, também pode ser a protagonista da sua história”, frisa a empresária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.