Pular para o conteúdo principal

Agência UFC: Pesquisadores utilizam jogos para aumentar interesse de alunos em disciplina de Química

 Para muitos estudantes, Química é uma daquelas disciplinas que desde o ensino médio se tornam sinônimo de dor de cabeça. Na universidade, mesmo em cursos que lidam diretamente com essa área do conhecimento, alguns conteúdos da Química continuam sendo um desafio e tanto. Porém, uma forma de tornar esse caminho menos árduo e mais prazeroso é a realização de atividades lúdicas, que transformam o processo de ensino-aprendizagem em um estimulante jogo, no qual todos podem sair ganhando.

Acreditando nessa ideia, o Prof. José Nunes da Silva Júnior, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará, e o doutorando Guilherme de Lima Castro, orientado por ele no doutorado em Química, resolveram fazer uma experiência. Eles incluíram uma estratégia de jogos ao longo de toda a disciplina de Introdução à Química Orgânica, ofertada a turmas do segundo semestre dos cursos de Química, Engenharia Química, Odontologia e Farmácia da UFC. A iniciativa é um exemplo da chamada gamificação.

Imagem: Tela de entrada dos jogos
Entre os elementos de jogo adotados na disciplina estão três aplicativos de celular desenvolvidos pelos pesquisadores (Imagem: Divulgação)

O experimento em questão ocorreu no segundo semestre de 2020 e é parte da tese de doutorado de Guilherme de Lima Castro (ainda em andamento). Três turmas de alunos participaram do estudo, sendo que a gamificação foi aplicada em uma turma do Curso de Farmácia e em outra do Curso de Química. Cada turma tinha aulas da disciplina duas vezes por semana. A terceira turma, também do Curso de Farmácia, funcionou como grupo de controle, ao qual não foi aplicada a gamificação, no intuito de possibilitar comparações posteriores entre os grupos.

Todos os elementos do jogo garantiram pontos aos estudantes em uma tabela de classificação. No fim do semestre, a pontuação foi convertida e os escores resultaram em bonificação na média final da disciplina. De acordo com a colocação, os estudantes ganharam ainda, a título de “recompensa”, itens como garrafas de água esportiva, canecas, botons distintivos, crachás, lapiseira e pen drive, entre outros.

A pesquisa é o tema da matéria desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica e de inovação da Universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.