Pular para o conteúdo principal

Arte na UFC: exposição "Sempre fomos modernos" será inaugurada neste sábado (30), no MAUC

 O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugura neste sábado (30), às 9h, a exposição Sempre fomos modernos, que propõe um olhar crítico sobre a contemporaneidade através dos centenários da Semana de Arte Moderna brasileira e do nascimento dos pintores cearenses Aldemir Martins e Antônio Bandeira. A mostra segue em cartaz até 29 de julho e encerra as atividades alusivas aos 60 anos do MAUC.

Imagem: Conjunto de quadros expostos no MAUC
Os artistas expostos apresentam trabalhos que romperam com os padrões do tradicionalismo vigente em suas épocas (Foto: Ribamar Neto/UFC)

"Sempre fomos modernos é uma paráfrase paródica na qual a ideia de que o atual contexto histórico é a afirmação do fracasso do projeto moderno é colocada sob uma perspectiva inversa", destacam os curadores Antonio Wellington de Oliveira Júnior, professor associado do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e Eliezer Nogueira do Nascimento Júnior, doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).

Além de Martins e Bandeira, integram a exposição obras de Mestre Noza, Miró, Nice, Chico da Silva, Irmãs Cândido, Raimundo Cela, Descartes Gadelha, Sinhá D'Amora, Rembrandt, Mestre Vitalino, entre outros. Os artistas expostos apresentam trabalhos que romperam com os padrões do tradicionalismo vigente em suas épocas, movidos pela experimentação com liberdade estética, na intenção de modificar os modos de pensar e de viver, avaliar as identidades individuais e coletivas.

Expostas sob uma ótica curatorial que promove um diálogo com a memória expográfica do museu, todas as imagens integram o acervo do MAUC. No total são mais de 300 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas em barro, madeira, bronze, e outras técnicas.

Imagem: Quadros expostos no MAUC
Após a abertura, a mostra segue em cartaz até 29 de julho e encerra as atividades dos 60 anos do MAUC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

 Sempre fomos modernos é uma realização do Museu de Arte da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA) e da Secretaria de Cultura da UFC, com o apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), FECOMÉRCIO – SESC e SENAC, Imprensa Universitária, Instituto de Cultura e Arte (ICA), Memorial da UFC, Núcleo de Comunicação do MAUC, Núcleo Educativo do MAUC, Prefeitura do Campus do Benfica, Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

SERVIÇO
Exposição Sempre Fomos Modernos
Abertura: 30 de abril, das 9h às 13h
Em cartaz no MAUC até 29 de julho de 2022

Funcionamento do MAUC
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Av. da Universidade, 2854, Benfica
Aberto ao público (entrada gratuita)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.