Pular para o conteúdo principal

Castanhão e Orós atingem melhor nível desde 2015

 

O bom início da quadra chuvosa deste ano fez com que o nível do açude Castanhão, o maior reservatório do Estado, atingisse o melhor nível desde o ano de 2015, quando o volume de água se aproximou dos 16%. Nesta terça-feira (12), o Portal Hidrológico do Ceará apontou o Castanhão com 17,72% de volume. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, as chuvas de março foram intensas principalmente na região do Cariri, ajudando no aporte do açude Castanhão. “O reservatório saiu de pouco mais de 8% para mais de 17%, o que é um aporte representativo, mas vale ressaltar que não trás a garantia para o abastecimento de todos os seus múltiplos usos, sobretudo, o da agricultura irrigada. Temos a garantia para o abastecimento hídrico humano de todo o ano, mas não podemos ter essa garantia para os demais usos”.

Neste primeiro trimestre do ano, o reservatório aportou quase 600 milhões de metros³. Esta foi a maior recarga dentre os 155 açudes cearenses em 2022. Ainda segundo o secretário Teixeira, as chuvas do mês de abril e maio podem aumentar ainda mais o nível dos açudes e, consequentemente, aumentar a garantia hídrica para todo o Ceará para os próximos anos. “O aporte do açude Castanhão melhorou muito a garantia para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ao fim da quadra chuvosa vamos ter uma noção mais real dos aportes e de suas garantias”.

Outro reservatório que também atingiu seu melhor volume hídrico dos últimos sete anos foi o Orós, que é o segundo maior do estado. Atualmente, o açude está com 42,18%

Aporte geral

Nesta terça-feira (12), o estado do Ceará se encontra com 32,11% de aporte nos seus açudes. São 27 açudes sangrando e 5 acima de 90%. A região com maior volume armazenado é a do Coreaú, que aportou 92,9% dos seus reservatórios.

Em contraste, os açudes bacias do Banabuiú e do Curu não tiveram um aporte substancial, aportando até o momento 7,7% e 16,3% respectivamente. O Banabuiú, terceiro maior reservatório do Estado está, atualmente, com apenas 8,29%.

Segundo o secretário Teixeira, essas duas regiões são as que exigem monitoramento mais “minucioso”, “muito embora a situação esteja sob controle e sem risco de desabastecimento”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.