Pular para o conteúdo principal

Ceará entra na Rota da Moda, programa do Ministério do Desenvolvimento Regional





Consultor do Ministério, Carlos Daniel, esteve em Fortaleza para apresentação das ROTAS e visita técnica ao SENAI.


O Nordeste é uma das regiões mais carentes do país, com renda média familiar abaixo de um salário mínimo, apenas 68,9% da média nacional, e com alto nível de pobreza, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2020). Em quatro, dos nove estados da região Nordeste, a saber, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia, o segmento têxtil tem papel fundamental na geração de emprego e renda para as famílias do interior.

    A disponibilidade em abundância de mão de obra, na faixa etária economicamente ativa e carente de oportunidades de capacitação e qualificação, é um potencial para a Região. A tradição do segmento têxtil do Ceará, por exemplo, foi fundamental para a inserção do Estado nas Rotas de Integração Nacional – Rota da Moda, projeto do Ministério do Desenvolvimento Regional que tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras.

    “O propósito é fazer com que as pequenas unidades fabris se conscientizem da importância da gestão e formalização do negócio, além da valorização da produção”, ressalta Carlos Daniel, consultor do Ministério do Desenvolvimento Regional.

    Carlos Daniel esteve em Fortaleza na última semana para apresentar o Rota da Moda aos empresários do segmento têxtil e de confecção, e gestores públicos dos municípios que integram o Blue Hub. Para o prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, os projetos do Governo Federal, em parceria com os governos estadual e municipal, podem reerguer o setor. “Em Aracoiaba já estamos em contato com o SENAI e o CENTEC para o início da capacitação profissional nas áreas de produção, corte e costura, além de operação de maquinário”, explica Thiago Campelo.

    Na ocasião, o coordenador do Projeto 100% Ceará, Lélio Matias, anunciou a criação de uma missão para conhecer os cases de sucesso no Rio Grande do Norte. “As ações do 100% CE estão alinhadas às demandas que estão sendo mapeadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Apenas conceder incentivos fiscais para as pequenas oficinas não é o suficiente. É preciso capacitar o setor, para que o Ceará volte a ocupar lugar de destaque na produção nacional e ampliar as exportações”, avalia Lélio Matias.

    Participaram do evento: empresários; estudantes de moda; gestores públicos e secretários municipais de Aracoiaba, Itapipoca, Morada Nova, Horizonte e Guaiuba; além de representantes do SEBRAE-CE; Banco do Nordeste; SENAI-CE; o presidente do Sindroupas, Paulo Alexandre de Sousa; e o idealizador do DFB, Cláudio Silveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.