Pular para o conteúdo principal

CINE MIAU: Crianças com deficiência visual e auditiva participam de oficina de cinema de animação

Os alunos da oficina que acontece de 18 a 22 de abril também estarão na plateia das sessões de abertura da 4ª edição do CINE MIAU - Mostra Internacional de Infantil de Audiovisual do Cine Miau, no dia 17 de maio no Cineteatro São Luiz. 

Dez crianças com deficiência auditiva e 10 com deficiência visual vão aprender técnicas do cinema de animação. A oficina é uma das atividades que marcam o lançamento do 4º CINE MIAU - Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, que anualmente abraça a acessibilidade em sua programação.  A atividade vai acontecer de 18 a 22 de abril nas próprias escolas onde estudam. Pela manhã, será no Instituto de Cegos do Ceará e à tarde, na Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota.    

Os dez alunos da oficina em cada instituição vão participar da produção de um curta-metragem que deverá ter até dois minutos de duração, com o tema “Acessibilidade”. Serão 12 horas/aula de aprendizado com o professor Clayton Bochecha, realizador e produtor de animação para séries de TV, filmes e peças publicitárias. 

COMO SERÁ A OFICINA

Toda a atividade foi adaptada para que as crianças com deficiência visual e auditiva possam compreender o processo de construção do filme. Para que pudessem enxergar etapa por etapa, do modo como um objeto é animado, foram criadas peças tridimensionais. Através do contato com essas peças, as crianças vão entender movimento por movimento de um personagem e ter a clareza de como é a motricidade das coisas. Depois dessa etapa, será dado início à criação do filme.

Para desenvolver o curta-metragem, as crianças vão trabalhar na técnica de stop motion, utilizando massinhas de modelar, para modificar a forma do personagem ou do objeto. Cada modificação será registrada foto a foto. “Com essa atividade as crianças terão a percepção da mudança que está acontecendo, do movimento que foi criado e com isso vão gerar um filme de animação. Nós vamos ter o privilégio de enxergar a animação da forma como essa criança enxergou com as mãos”, explica Clayton Bochecha.

As oficinas de Cinema de Animação do 4° CINE MIAU tiveram início em Maracanaú, entre os dias 11 e 15 de abril. Depois de Fortaleza, a ação formativa segue para Itapipoca, onde será realizada de 25 a 29 de abril.

EXIBIÇÕES DE FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A democratização do acesso ao audiovisual para crianças é o propósito do CINE MIAU, que anualmente leva conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema. Além da atividade formativa, as três cidades – Fortaleza (17 a 19/05), Maracanaú (30/05 a 05/06) e Itapipoca (06 a 12/06) – receberão a mostra e debates do CINE MIAU, que exibirá filmes nacionais e internacionais que estão fora do circuito de cultura de massa, voltados para o público infantil. 

As crianças participantes da oficina em Fortaleza estarão na plateia do CINE MIAU nas sessões acessíveis que vão marcar a abertura da mostra desta edição, no dia 17 de maio. Serão duas sessões, às 9h e às 14h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Ao todo, o 4º CINE MIAU vai realizar 54 sessões de cinema, sendo 18 em cada cidade. Destas, três serão ao ar livre e abertas para as comunidades e 15 serão exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais. O evento contará também com debates entre profissionais do audiovisual e crianças de algumas escolas participantes, sobre os filmes assistidos e a arte do cinema de animação. O público estimado para esta edição é de 6 mil pessoas.

CARBONO ZERO

A Mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O projeto está calculando a sua emissão de gases de efeito estufa e a neutralizará com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura. Com o patrocínio do Grupo Dass, Durametal, Jangadeiro Textil, Projeart, Varejão da Sucata, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio da Secretaria da Educação de Fortaleza, Secretaria da Educação de Itapipoca e Secretaria da Educação de Maracanaú. Parceria da BG Soluções Sociais, Cinema Centerplex North Shopping Maracanaú, Cine Pinheiro, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Museu da Imagem e Som (MIS), Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Ceará. Produção de Invento Produções Culturais e D’grau Produções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.