O Ceará voltou a registrar um cenário de atenção em relação à situação hídrica. Dados mais recentes do Monitor de Secas, referentes a novembro de 2025, indicam que o estado apresenta o maior índice de seca grave dos últimos quase seis anos, com 26,73% do território nessa categoria. Até então, o dado mais grave havia sido registrado em janeiro de 2020, quando 28,27% do território cearense apresentou seca grave relativa. O cenário atual se aproxima desse patamar histórico e acende um alerta para os impactos da seca prolongada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o agravamento do quadro está relacionado, principalmente, à escassez de chuvas no segundo semestre, período em que a reposição hídrica costuma ser mais limitada. Atualmente, a seca grave atinge 65 municípios concentrados nas macrorregiões Jaguaribana, mas também com registros no sul do estado, onde situa-se o Cariri, e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Entre os impactos associados...
A “Árvore de Livros” complementa o acervo físico da escola, com mais de 30 mil títulos disponíveis
Seu acervo é virtual e diversificado, contemplando as diferentes fases de desenvolvimento e com recursos interativos que convidam os alunos a praticarem a leitura. Os livros podem ser buscados por categorias e coleções com temáticas relacionadas. Além de literatura, a Árvore disponibiliza jornais e revistas do mundo todo com constante atualização.
Ao longo das etapas do ano letivo, a plataforma faz parte de projetos pedagógicos e trabalhos interdisciplinares, além de ser usada em momentos literários com mediação da responsável pela biblioteca da escola. Bruna Holanda, bibliotecária da escola, explica que “a Árvore veio para complementar o acervo físico que nós temos. São mais de 30 mil títulos. Os alunos conseguem acessar de forma muito prática pelo computador e também por aplicativo para celular e tablet, tendo acesso à riqueza de obras ofertada pela plataforma”.
Além do espaço virtual, o Colégio Darwin conta com a Biblioteca Paulo Freire, que possui mais de 2 mil exemplares, divididos entre literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos mundiais e nacionais, quadrinhos, enciclopédias, dicionários, revistas e outras obras, à disposição de alunos, professores e colaboradores. O local também é espaço para contação de histórias, mediação de leitura, ambiente para estudo individual e coletivo.
Saiba mais
A plataforma está acessível aos estudantes tanto no aplicativo Árvore de Livros (disponível nas lojas de Apple Store e Play Store) quanto no site (https://www.arvore.com.br/). Na Agenda Edu, estão disponíveis vídeo tutorial para o acesso e manual demonstrativo das possibilidades de uso da ferramenta.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.