Pular para o conteúdo principal

Com o objetivo de elevar o índice de cura do câncer infantil, a Associação lança seu primeiro EAD com foco no diagnóstico precoce



O curso é totalmente gratuito e composto por 8 módulos. Ao final da capacitação, os alunos que atingirem média 7,0 receberão um Certificado de Conclusão de 40 horas.


Detectar precocemente os sinais e sintomas do câncer ainda é a principal estratégia na busca pela cura dessa doença que é a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Diferente do que acontece com o público adulto, não existem medidas que previnem o câncer pediátrico, salvo as vacinas contra Hepatite B e HPV. Por isso, o diagnóstico precoce é o principal aliado nesta luta. Buscando capacitar os profissionais da Atenção Básica de Saúde, bem como os profissionais que convivem com o público infantil (pais, educadores, etc), a Associação Peter Pan (APP) está lançando seu primeiro Ensino a Distância (EAD), intitulado Salvando Vidas I, com foco no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. 


Ao todo são 8 módulos que abordam desde políticas públicas, passando pelos os sinais e sintomas dos principais tipos de câncer, bem como condutas que o profissional deve adotar mediante suspeita da doença, o fluxo a ser seguido em casos de neoplasia e uso do APPonco, aplicativo criado pela Associação Peter Pan e que tem sido utilizado como importante ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas. 


Os interessados devem fazer a inscrição no link https://ead.app.org.br/login/signup.php. Após o início das aulas, o aluno terá 60 dias para concluir todos os módulos e realizar o teste final. Aqueles que obtiverem média mínima 7,0 irão receber o certificado de conclusão do curso, emitido na própria plataforma. 

Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres, oncohematologista pediátrica, Superintendente Médica da Associação Peter Pan e responsável pelo projeto explica a importância da sociedade como um todo realizar essa capacitação. “É um fato que o câncer é a primeira causa de morte de crianças e adolescentes e não podemos fechar os olhos para isso. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta para salvar vidas e ajudar esses pequenos a terem um futuro. Recentemente foi aprovada a Lei de Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica que reforça que as unidades de saúde de todo o Brasil, bem como seus profissionais estejam qualificados para identificar os sinais do câncer e atender esse paciente da forma mais célere possível. O EAD Salvando Vidas I veio para contribuir nesse processo”. 


Desde de 2007, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde, da capital e interior do Ceará, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. As aulas aconteciam de forma presencial, porém, com a pandemia, a instituição precisou se adaptar à nova realidade e abraçar o formato virtual. A Dra. Sandra Emília fala sobre as perspectivas de futuro com o novo aparato tecnológico. “Há 13 anos capacitamos profissionais de diversos munícipios do Ceará, contribuindo para elevar a esperança de cura de tantas crianças e adolescentes. Com a pandemia, em 2020, esse trabalho entrou em pausa e foi necessário nos adaptarmos a esta nova realidade. Agora, com conhecimento a distância de um clique, nossa perspectiva é ampliar essa rede de apoio. O profissional de saúde não precisa mais sair da sua casa ou do trabalho para ter acesso à informação. Nosso objetivo neste primeiro momento é capacitar todos os municípios cearenses, mas não pretendemos parar aí. Queremos levar a esperança de vida e cura para as crianças e adolescentes de todo o Brasil”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.