Pular para o conteúdo principal

Como prevenir danos em casa durante a estação chuvosa



Problemas como infiltrações, goteiras, umidade e mofos nos cômodos estão entre as principais problemas que mais causam dores de cabeça aos moradores


Com a aproximação da quadra chuvosa no Ceará, acende o sinal de alerta sobre os cuidados que as pessoas, residentes em casas ou em apartamentos, devem ter para evitar inconvenientes que surgem nesse período. Segundo o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Lucas Rozzoline, problemas como infiltrações, goteiras, umidade e mofos nos cômodos estão entre as principais ocorrências registradas quando há frequência de chuvas fortes. 


Rozzoline explica que na maioria dos casos os problemas são provenientes da ausência ou falha do sistema de impermeabilização, podendo evoluir com o tempo para quadros críticos. “Infelizmente são problemas que acabam causando muitas dores de cabeça. Alguns parecem ser simples inicialmente, mas geram estragos na pintura, nas paredes, no piso, nos móveis, desplacamentos de revestimentos e até corrosão da ferragem interna do concreto. Em casos onde as paredes internas já estão muito manchadas pela infiltração, por exemplo, provavelmente só a limpeza e pintura  superficial não irão resolver”, afirma.


O presidente do CAU orienta que o melhor caminho é a prevenção. Um deles é verificar periodicamente antes da quadra chuvosa como está a manutenção do telhado, se há telhas quebradas ou mal encaixadas, além de fazer a limpeza das calhas, ralos da laje  e providenciar um bom sistema de drenagem da água da chuva.  


Outra dica do arquiteto para prevenir problemas desses tipos é, ainda no projeto de construção da casa ou apartamento, contratar bons arquitetos para desenhar o projeto. “São eles que irão orientar sobre a importância de fazer o tratamento das paredes, forros e lajes com impermeabilizantes desde a fundação e buscarão um posicionamento da residência que proporcione um ambiente com boa iluminação natural e ventilação abundante. Dessa forma, evitar futuros transtornos e custos elevados de manutenção corretiva”, diz Lucas Rozzoline. 


Reparos e reformas


O arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura do Ceará alerta para situações em que não haverá tempo para prevenção e será preciso tomar medidas urgentes. “Ao aparecimento de quaisquer manchas de umidade nos rodapés, tetos e paredes, principalmente no período das chuvas, é necessário buscar ajuda profissional para fazer os reparos corretos e o mais rápido possível. É ele que vai analisar e verificar de onde está vindo o vazamento para buscar solucionar a raiz do problema para que não volte a aparecer”, afirma Rozzoline alertando que em reparos mais profundos será preciso descascar toda a pintura, o gesso, a massa e até o reboco se for necessário, “o que sai muito mais caro”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.