Pular para o conteúdo principal

Polícia de SP vai investigar morte de cão embarcado em voo errado da Gol Cachorro deveria ser levado para Mato Grosso, mas foi enviado por engano para o Ceará

  Polícia Civil de São Paulo vai investigar as circunstâncias da morte do cão Joca, que embarcou para o destino errado devido a uma falha operacional da Gol. O   cachorro da raça Golden Retriever   foi levado ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sino (MT), onde encontraria com o tutor, porém foi parar em Fortaleza (CE). Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Delegacia do Meio Ambiente, onde a mãe do tutor de Joca, Márcia Martins, prestou esclarecimento na terça-feira (23). O corpo do animal foi submetido ao exame de necropsia e o resultado deve sair em até 30 dias. De acordo com o SBT News, Joca tinha quatro anos. O tutor João Fantazzini estava se mudando para o Mato Grosso e embarcou para Sinop com o objetivo de chegar à cidade no mesmo horário que o cachorro. Ao desembarcar, ele foi informado de que o animal, que estava em uma caixa de transporte, havia sido levado para Fortaleza. No total, a viagem que deveria durar duas horas e m

Comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, celebrou a luta pela demarcação de terra com a Festa do Marco Vivo e lançamento do Projeto Aprendizes Musicalizando



Amanhã, 19 de Abril, comemora-se o Dia do Índio. E toda a importância que vai além desta data, foi celebrada na comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, que na última quarta-feira (13), realizou a Festa do Marco Vivo, simbolizando a luta pela demarcação de terra e garantia de seus direitos. Na ocasião, os indígenas fizeram o ritual do Toré ao redor do tronco de Yburana (imburana), celebram assim suas conquistas compartilhando de sua cultura e espiritualidade com os presentes.


Além da tradicional Dança do Toré no terreiro da Cacique Pequena, a primeiro cacique mulher do Brasil, sob o comando de sua filha, a Cacique Irê,  aconteceu o lançamento oficial do Projeto Aprendizes Musicalizando com a apresentação do grupo de Canto-Coral de crianças, jovens e adolescentes da etnia, que cantaram músicas em nheengantu, língua desenvolvida a partir do tupinambá e que através do projeto será trabalhada como forma de resgate e preservação das tradições e cultura dos povos originários presentes na região.


O projeto realizará até dezembro, oficinas de Luteria, Percussão e Canto-Coral, sob a coordenação pedagógica do Mestre Fernando Sardo. O luthier, compositor e músico integra em seu trabalho a música, a luteria e as artes plásticas, e cria instrumentos musicais, de cordas, sopros e percussão, esculturas sonoras, instalações sonoras e parques sonoros. Em seus cursos, Sardo tem como foco estimular a criatividade na construção de instrumentos musicais com o uso de matérias-primas alternativas, tornar essa prática mais acessível e incentivar a educação ambiental, relacionando arte e ecologia. É também diretriz do seu trabalho incentivar a criação e a composição musical.


Ao final do projeto, será realizada uma atividade musical de encerramento na qual os participantes do projeto se apresentarão para exibir e praticar os aprendizados conquistados após as diversas atividades do projeto.


O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, gestão e produção da Rhadar Cultural.


Mais:


A etnia Jenipapo-Kanindé é originária dos povos Payaku e está situada no município de Aquiraz (CE), nos arredores da Lagoa Encantada, onde vivem 130 famílias, totalizando 479 pessoas. Trata-se de um povo indígena urbanizado, mas que busca nas suas origens a redescoberta da prática dos rituais e das danças tradicionais de sua etnia, tal como se verifica com a dança do Toré, considerada um grande símbolo de resistência e forte tradição entre os povos indígenas das regiões do Nordeste brasileiro e do estado de Minas Gerais.

No Estado do Ceará são 14 os povos indígenas, espalhados por 18 municípios, que fortalecem o legado de resistência. Através dos povos originários indígenas é que se pode contemplar a ancestralidade cearense.



Mais sobre o Aprendizes-Musicalizando

O Aprendizes-Musicalizando propõe a realização de um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas à música instrumental e erudita, visando o desenvolvimento sociocultural da população por meio da economia criativa e da conscientização sobre a reutilização de materiais de descarte. Estão previstas atividades culturais durante o calendário de execução do projeto: workshops (oferecidos por músicos convidados sobre determinado tema dentro do universo musical), luteria (com exposição e atividades sobre construção artesanal de instrumentos), oficinas (oferecidas semanalmente, sendo abertas e livres a todos os matriculados no projeto), apresentação musical de encerramento e uma ação de contrapartida social. Todas as atividades do projeto serão gratuitas e estarão abertas a toda população.


Mais sobre a Muda Cultural: http://mudacultural.com.br/   

Mais sobre a Rhadar Cultural: http://rhadarcultural.com.br/

Mais sobre a Tapera das Artes: https://www.taperadasartes.org.br/


 

SERVIÇO:


Projeto “Aprendizes Musicalizando”, com apoio cultural da Tapera das Artes

O quê: Aulas de Canto-Coral, Percussão e Construção de Instrumentos (Luteria)

Quando: Abril a Dezembro 2022

Onde: Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé (Lagoa Encantada Comunidade Indígena, sn / Iguape, Aquiraz – CE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.