Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros realizou 251 cortes de árvores em março de 2022

 Corpo de Bombeiros realizou 251 cortes de árvores em março de 2022. Durante o mês de março do corrente ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 251 cortes de árvores em todo o território estadual. Foram atendidas ocorrências de árvores sobre residências, veículos, rede elétrica e via pública. O balanço de 2022 é superior ao mesmo período de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação cortou 154, 59 e 102 árvores, respectivamente.

CBMCE corte de árvores março 22

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da guarnição de busca e salvamento 5, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS), com sede no bairro: Moura Brasil), ao longo desta segunda-feira, 04 de abril, foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 10 horas da manhã para atender a uma ocorrência de árvore caída sobre residência, na Rua Dom Pedro II, no bairro: Parangaba. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

CBMCE Corte de árvore

A guarnição composta pelo 1º tenente Theophilo, sargento Romão, soldado Roger e soldado Raul trabalhou na ocorrência entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde para poderem concluir totalmente o serviço. A queda da árvore ocasionou vários danos: telhado, muro e uma piscina.

CBMCE corte de árvore

De acordo com o 1º tenente Theophilo, “fomos aos poucos cortando os galhos para mitigar os riscos e retirando, livrando toda a área da casa atingida. Como também, retiramos os galhos e troncos caídos sobre o telhado”, informou o comandante do socorro.

“Ao chegar no local da ocorrência constatamos que um cajueiro de grande porte, localizado no endereço Rua do Giro, altura no número 55, havia caído sobre uma das edificações do endereço Rua Dom Pedro II, número 20, e sobre o muro que as separa, ambos no bairro Parangaba”, esclareceu.

Com a queda da árvore várias telhas, caibros e ripas deste endereço foram quebradas, uma parte da fiação foi arrebentada, uma piscina de lona foi rasgada e o muro que separa as residências foi danificado, tendo uma parte deste tombado.

A árvore apresentava risco para os moradores. A partir daí iniciamos os cortes para mitigá-los. Amiudamos os galhos e troncos levando-os ao solo, até que não oferecessem mais perigo. Retiramos também os galhos e troncos que se encontravam sobre uma das casas atingidas.

CBMCE corte de árvore

O Corpo de Bombeiros Militar atua quando a árvore encontra-se em perigo iminente de queda ou que já tenha caído, nestas situações é providenciado o corte ou poda.

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta que que todos os proprietários cuidem de suas árvores e realizem a poda preventiva para que ela não venha tombar por excesso de peso.

Salvamento! Salvar!

Leia mais

Fique atento, é importante observar e perceber alguma dessas situações: Buracos no caule, as condições do solo nos arredores da árvore, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas e raízes expostas. Estes são alguns fatores de risco.

Normalmente, a chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propenso a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

De acordo com o tenente Theophilo, “precisamos entender que árvores precisam de manutenção, por meio do corte, poda, por água para mantê-la saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a oficial do BBS.

Serviço

A poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR. A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.

Poda e Corte de Árvore

Descrição

O serviço de Poda e Corte de Árvores é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza-URBFOR. A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte, ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a cada árvore cortada, é realizado o plantio de, no mínimo, duas.

Requisitos necessários:

O cidadão tem três opções para solicitar o serviço de Poda

1 –  Diretamente na Secretaria Regional do seu bairro.

2 – Através do 156

3 – Fala Fortaleza / OGM –  0800 285 0880

Já o serviço de Corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional porque depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do serviço:

Abertura do processo; Emissão de protocolo; Agendamento; Acompanhamento e Execução – (85) 3131 7660 ou através do  aplicativo 156

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira de 08 às 17 Horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.