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Polícia Civil apreende 457 peças de roupas e prende dupla no Centro de Fortaleza

  Em desfavor da dupla, haviam três mandados de prisão. Um dos alvos é apontado por ser partícipe do assalto ao Banco Central do Ceará, em 2005 Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa quarta-feira (17), na prisão de dois homens, de 44 e 46 anos, por força de cumprimento de três mandados de prisão preventiva e de sentença condenatória. A dupla foi capturada no Centro de Fortaleza – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), momento em que estavam em posse de peças de roupas de origem duvidosa. Nesta sexta-feira (19), os policiais civis ouviram o proprietário das roupas, que teve o material restituído. As diligências, por meio do 34º Distrito Policial (DP), iniciaram logo que os policiais civis tomaram conhecimento de que um grupo estava realizando furtos em estabelecimentos comerciais, localizados na Avenida José Avelino, no bairro Centro. De posse das informações, as equipes se deslocaram para o local, onde abordaram dois homens em atitude suspeita. De acordo co

Fecomércio-CE divulga pesquisa de confiança do consumidor

      A pesquisa aponta que 51,2% dos consumidores acreditam na melhoria do ambiente econômico nacional para os próximos doze meses

  

 

     O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou redução de -2,4% no segundo bimestre do ano, passando de 106,1 pontos no período janeiro/fevereiro, para 103,6 pontos no bimestre março/abril. Apesar da diminuição da confiança, o consumidor deve aumentar o consumo no bimestre.

 

     A queda do ICC decorreu do declínio dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente (ISP) caiu -3,7%, passando de 87,6 pontos no primeiro bimestre para 84,4 pontos no período março/abril. Já o Índice de Situação Futura (IEF) teve diminuição de -1,7%, alcançando o patamar de 116,5 pontos.


      A queda dos indicadores de confiança está relacionada com a conjuntura econômica desfavorável, com uma combinação de inflação elevada e mercado de trabalho adverso, trazendo muita incerteza para o consumidor. Um dos efeitos imediatos é a mudança do perfil de consumo, com redução da demanda por produtos semiduráveis (vestuário, calçados etc.) e predomínio da procura por itens de consumo duráveis, principalmente aqueles relacionados com o conforto e a comodidade no lar.

 

 


Expectativa dos consumidores

     Após o período de liquidações e promoções típico do início do ano, a procura por bens de consumo duráveis permanece em alta com 27,5% dos consumidores afirmando um bom ou ótimo momento para a compra de bens duráveis.

      O perfil desse consumidor mostra o predomínio do grupo de sexo masculino (33,9%), com idade entre 18 e 24 anos (33,2%) e com renda familiar acima de dez salários-mínimos (64,9%).

      O estudo também mostra que 55,2% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 74,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

      Sobre a percepção do ambiente econômico nacional, 51,2% dos consumidores entrevistados acreditam em melhoria no cenário nos próximos doze meses, resultado levemente superior ao observado no bimestre janeiro/fevereiro, de 50,9%. 

 

Pretensão de compra

     Apesar da queda do ICC, a taxa de pretensão de compras teve aumento de +7,6 pontos percentuais, passando de 32,2% no bimestre janeiro/fevereiro, para 39,8% no atual bimestre.

   A maior propensão ao consumo se encontra nos grupos feminino (40,5%), com faixa etária entre 25 e 34 anos (47,2%) e com renda familiar entre cinco e dez salários-mínimos (48,0%). Como dito anteriormente, a demanda se mantém concentrada em bens de consumo duráveis:

 

                                     i.        Móveis e artigos de decoração, citados por 19,2% dos entrevistados;

                                    ii.        Televisores (17,4%);

                                   iii.        Geladeiras e refrigeradores (13,8%);

                                  iv.        Artigos de vestuário (13,7%);

                                    v.        Calçados (11,3%);

                                  vi.        Máquina de lavar roupa (11,2%); e

                                 vii.        Aparelhos de telefonia celular e smartphones (11,1%).

 

O valor médio das compras é estimado em R$ 616,63 e o potencial de consumo mostra-se mais elevado para o grupo de consumidores do sexo masculino (R$ 633,39), com idade entre 25 e 34 anos (R$ 634,21) e do estrato com renda familiar acima de dez salários-mínimos (R$ 725,00). 

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