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Governo acerta com empresa chinesa para produção de insulina no Brasil Acordo prevê transferência de tecnologia e reduzirá custos para o SUS

  Uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals vai tornar possível a produção nacional da insulina glargina, que tem ação prolongada e é usada no tratamento do diabetes tipo 1 e 2. A parceria, assinada pelo ministro Alexandre Padilha, reúne Bio-Manguinhos (Fiocruz), Biomm e a Gan & Lee,  com previsão inicial de produzir 20 milhões de frascos para abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).  Transferência de tecnologia O acordo estabelece, inclusive,  transferência de tecnologia e cooperação científica para o Brasil . Segundo o Ministério da Saúde, a parceria é estratégica para reduzir a dependência externa de insulinas e ampliar a oferta do medicamento no sistema público de saúde. O governo acrescentou que, inicialmente,  o envase e a rotulagem ocorrerão no Brasil sob supervisão da Biomm, com uso de insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da Gan & Lee. Depois, o produto passará a ser f...

Fecomércio-CE divulga pesquisa de confiança do consumidor

      A pesquisa aponta que 51,2% dos consumidores acreditam na melhoria do ambiente econômico nacional para os próximos doze meses

  

 

     O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou redução de -2,4% no segundo bimestre do ano, passando de 106,1 pontos no período janeiro/fevereiro, para 103,6 pontos no bimestre março/abril. Apesar da diminuição da confiança, o consumidor deve aumentar o consumo no bimestre.

 

     A queda do ICC decorreu do declínio dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente (ISP) caiu -3,7%, passando de 87,6 pontos no primeiro bimestre para 84,4 pontos no período março/abril. Já o Índice de Situação Futura (IEF) teve diminuição de -1,7%, alcançando o patamar de 116,5 pontos.


      A queda dos indicadores de confiança está relacionada com a conjuntura econômica desfavorável, com uma combinação de inflação elevada e mercado de trabalho adverso, trazendo muita incerteza para o consumidor. Um dos efeitos imediatos é a mudança do perfil de consumo, com redução da demanda por produtos semiduráveis (vestuário, calçados etc.) e predomínio da procura por itens de consumo duráveis, principalmente aqueles relacionados com o conforto e a comodidade no lar.

 

 


Expectativa dos consumidores

     Após o período de liquidações e promoções típico do início do ano, a procura por bens de consumo duráveis permanece em alta com 27,5% dos consumidores afirmando um bom ou ótimo momento para a compra de bens duráveis.

      O perfil desse consumidor mostra o predomínio do grupo de sexo masculino (33,9%), com idade entre 18 e 24 anos (33,2%) e com renda familiar acima de dez salários-mínimos (64,9%).

      O estudo também mostra que 55,2% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 74,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

      Sobre a percepção do ambiente econômico nacional, 51,2% dos consumidores entrevistados acreditam em melhoria no cenário nos próximos doze meses, resultado levemente superior ao observado no bimestre janeiro/fevereiro, de 50,9%. 

 

Pretensão de compra

     Apesar da queda do ICC, a taxa de pretensão de compras teve aumento de +7,6 pontos percentuais, passando de 32,2% no bimestre janeiro/fevereiro, para 39,8% no atual bimestre.

   A maior propensão ao consumo se encontra nos grupos feminino (40,5%), com faixa etária entre 25 e 34 anos (47,2%) e com renda familiar entre cinco e dez salários-mínimos (48,0%). Como dito anteriormente, a demanda se mantém concentrada em bens de consumo duráveis:

 

                                     i.        Móveis e artigos de decoração, citados por 19,2% dos entrevistados;

                                    ii.        Televisores (17,4%);

                                   iii.        Geladeiras e refrigeradores (13,8%);

                                  iv.        Artigos de vestuário (13,7%);

                                    v.        Calçados (11,3%);

                                  vi.        Máquina de lavar roupa (11,2%); e

                                 vii.        Aparelhos de telefonia celular e smartphones (11,1%).

 

O valor médio das compras é estimado em R$ 616,63 e o potencial de consumo mostra-se mais elevado para o grupo de consumidores do sexo masculino (R$ 633,39), com idade entre 25 e 34 anos (R$ 634,21) e do estrato com renda familiar acima de dez salários-mínimos (R$ 725,00). 

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