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Fortaleza registrou uma redução de 90% nos casos confirmados de dengue em comparação a 2024. De janeiro a outubro de 2025, foram 5.319 casos suspeitos, com 352 confirmações e nenhum óbito. No mesmo período do ano anterior, foram 11.923 casos notificados, 3.197 confirmados e dois óbitos. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). Além disso, de acordo com o quarto e último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, a capital cearense apresentou índice de infestação de 1,01, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. Entre os dias 13 e 17 de outubro, as equipes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covis), da SMS, visitaram 49 mil imóveis, dos quais 495 apresentaram focos de larvas do mosquito. Dos 121 bairros da cidade, 67 registraram índice satisfatório; 42 apresentaram sinal de alerta; e dois estão em situação de risco devido à presença de criadouros nas residências visitadas: Paupina e Aerolândia, ambos localizados na Regional 6. Nesses locais, as equipes de endemias já iniciaram ações intensificadas de controle em pontos críticos, com o objetivo de reduzir a reprodução do mosquito e prevenir a transmissão das arboviroses. O resultado satisfatório reflete o trabalho contínuo da Prefeitura de Fortaleza nas ações de prevenção, vigilância e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar dos dados positivos, a secretária da Saúde, Riane Azevedo, alerta que não devemos nos descuidar. “O levantamento do LIRAa, aliado a outras estratégias, tem sido essencial para direcionar as ações de prevenção e manejo ambiental”, disse. Ações permanentes de controle O mosquito circula durante todo o ano, por isso, a Prefeitura de Fortaleza mantém o monitoramento constante e reforça as ações antes e durante o período chuvoso, quando há mais acúmulo de água. Entre as principais ações realizadas estão: • Visitas domiciliares; • Aplicação de inseticidas (ação química espacial e residual – UBV); • Atendimento a denúncias de focos por meio do número 156; • Monitoramento do vetor; • Ações de educação em saúde e mobilização social; • Bloqueio de casos confirmados de arboviroses; • Recolhimento de pneus e mutirões de limpeza. O coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Josete Malheiro, reforça que o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e população. “As visitas domiciliares incluem inspeção das áreas internas e externas, orientação sobre medidas de prevenção e aplicação de larvicidas quando necessário. A população deve manter cuidados como verificar ralos, cisternas, caixas d’água e vasos de plantas, retirar pratinhos, tampar recipientes com água, descartar o lixo corretamente e manter piscinas tratadas, mesmo fora de uso”, orienta o coordenador. Sobre o LIRAa O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) é uma ferramenta estratégica que permite identificar a presença do vetor nos bairros da cidade, orientando ações de mobilização social, mutirões de limpeza, vistorias, fiscalização e campanhas educativas. A partir dos resultados, as equipes de mobilização e combate às endemias intensificam as inspeções, a sensibilização da comunidade e a eliminação de focos nas áreas com maior necessidade de intervenção. A pesquisa é realizada em todo o território nacional, em período não epidêmico. O Ministério da Saúde recomenda que os municípios executem quatro levantamentos anuais.

  Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Coedivs), da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), realiza, na Praça da Gentilândia, nesta sexta-feira (14/11), das 17h às 22h, a Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ – Orgulho, Visibilidade e Empreendedorismo. A ação reúne artesãos e microempreendedores para um evento que alia diversidade, cultura e geração de renda. Nesta edição, teremos a apresentação do DJ DuKunk. A iniciativa é realizada em parceria com os Coletivos de Empreendedorismo LGBTI+, Coletivo Empreendedorxs da Diversidade, UTOPIA Loja Colaborativa e Feira Empreendedora LGBT. O espaço será dedicado à comercialização de roupas, acessórios, artesanato e outros produtos criativos, fortalecendo a autonomia econômica da população LGBTI+ e oferecendo uma vitrine para suas expressões culturais e empreendedoras. Mais que um evento comercial, a feira se consolida como um ponto de encontro, visibilidade e fortaleciment...

Fecomércio divulga pesquisa de Endividamento para o segundo bimestre de 2022


O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é uso dos recursos disponíveis em outras finalidades

 

 

De acordo com a Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada no bimestre março/abril de 2022, 76,5% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice de endividamento veio +1,0 ponto percentual acima do verificado no bimestre anterior, encerrado em fevereiro, mas abaixo do verificado no mesmo período do ano passado (79,6%). A pesquisa é realizada pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC)

Segundo o levantamento, a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +2,3 pontos percentuais, passando de 22,3% dos consumidores no bimestre janeiro/fevereiro, para 24,6% no atual período. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (24,8%), os consumidores do estrato com idade entre 25 e 34 anos (29,4%) e da classe com renda familiar mensal abaixo de cinco salários-mínimos (25,3%).

O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o adiamento de pagamento para uso dos recursos disponíveis em outras finalidades, citado por 58,1% dos entrevistados. O segundo motivo mais citado é o desequilíbrio financeiro, com 39,4% das respostas, seguido da contestação das obrigações (4,2%) e da perda de prazo por esquecimento (2,7%).


Comprometimento da renda

O consumidor de Fortaleza está comprometendo, em média, 43,3% da renda familiar com o pagamento das dívidas – resultado -0,5 pontos percentuais inferior ao registrado no bimestre encerrado em fevereiro (43,8%).

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 77,5% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 18,9%; empréstimos pessoais, com 10,4%; carnês e crediários, com 5,4%; e cheque especial, com 1,5%.


Inadimplência potencial

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, aumentou +0,2 pontos percentuais, atingindo o patamar de 10,5% no bimestre março/abril.


Orçamento familiar

A pesquisa ainda revela que 76,8% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 13,3% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 9,9% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, estão:

•             A falta de orçamento e controle dos gastos, com 47,6%;

•             O aumento dos gastos considerados essenciais, com 22,2%;

•             Redução dos rendimentos, com 21,1%;

•             Desemprego, com 21,0%;

•             Gastos imprevistos, com 18,2%; e

•             As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 16,4%.​


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