Pular para o conteúdo principal

Fecomércio divulga pesquisa de Endividamento para o segundo bimestre de 2022


O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é uso dos recursos disponíveis em outras finalidades

 

 

De acordo com a Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada no bimestre março/abril de 2022, 76,5% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice de endividamento veio +1,0 ponto percentual acima do verificado no bimestre anterior, encerrado em fevereiro, mas abaixo do verificado no mesmo período do ano passado (79,6%). A pesquisa é realizada pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC)

Segundo o levantamento, a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +2,3 pontos percentuais, passando de 22,3% dos consumidores no bimestre janeiro/fevereiro, para 24,6% no atual período. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (24,8%), os consumidores do estrato com idade entre 25 e 34 anos (29,4%) e da classe com renda familiar mensal abaixo de cinco salários-mínimos (25,3%).

O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o adiamento de pagamento para uso dos recursos disponíveis em outras finalidades, citado por 58,1% dos entrevistados. O segundo motivo mais citado é o desequilíbrio financeiro, com 39,4% das respostas, seguido da contestação das obrigações (4,2%) e da perda de prazo por esquecimento (2,7%).


Comprometimento da renda

O consumidor de Fortaleza está comprometendo, em média, 43,3% da renda familiar com o pagamento das dívidas – resultado -0,5 pontos percentuais inferior ao registrado no bimestre encerrado em fevereiro (43,8%).

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 77,5% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 18,9%; empréstimos pessoais, com 10,4%; carnês e crediários, com 5,4%; e cheque especial, com 1,5%.


Inadimplência potencial

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, aumentou +0,2 pontos percentuais, atingindo o patamar de 10,5% no bimestre março/abril.


Orçamento familiar

A pesquisa ainda revela que 76,8% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 13,3% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 9,9% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, estão:

•             A falta de orçamento e controle dos gastos, com 47,6%;

•             O aumento dos gastos considerados essenciais, com 22,2%;

•             Redução dos rendimentos, com 21,1%;

•             Desemprego, com 21,0%;

•             Gastos imprevistos, com 18,2%; e

•             As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 16,4%.​


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.