Pular para o conteúdo principal

Fundação Terra realiza ação em Fortaleza para divulgar campanha de doações por meio do Imposto de Renda

Ações acontecem nesse domingo (03), com o objetivo de informar sobre a campanha “Declarante do Bem”, que visa destinar, por meio do IRPF, doações para manter projetos com crianças e idosos atendidos na instituição 

Com intuito de divulgar a campanha Declarante do Bem, a Fundação Terra realiza, no próximo domingo (03), a ação Ciclo do Amor em Fortaleza, capital cearense. A partir das 8h30, as atividades começarão no Parque do Cocó com o circuito de bike, mas na programação, que acontece pela manhã, terá ainda aula de funcional e brincadeiras infantis com o tio Pacheco. Na ocasião, integrantes da Fundação realizarão panfletagem e a turma da Instituto Padre Airton (IPA) estará presente para explicar aos interessados como realizar a doação através do Imposto de Renda (IR).

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre a possibilidade de fazer doação através do Imposto de Renda (IR) para instituições que desenvolvem atividades com crianças, adolescentes e idosos, sem precisar pagar mais impostos ou ter a restituição reduzida. Todas as pessoas que fazem a declaração pelo modelo completo, tendo imposto a pagar ou a receber, têm essa opção de doação no ato da declaração. Para doação à Fundação Terra, é possível destinar até 3% do valor total do imposto para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. 

Devido ao desconhecimento sobre o assunto, no Brasil, menos de 2% do valor total em impostos são destinados a estes projetos sociais.  “Certamente, se as pessoas tivessem conhecimento que parte do que elas pagam para o Leão pode ser destinado para um projeto social sério e que ajuda a centenas de crianças carentes do Sertão de Pernambuco, elas contribuiriam. O processo para fazer a doação é simples, o contribuinte não tira nem um centavo do bolso e nem tem sua restituição reduzida”, esclarece Padre Airton, presidente da Fundação Terra. 

APLICAÇÃO DAS DOAÇÕES - A Fundação Terra realiza essa campanha desde 2013. Em Maracanaú, atende diretamente à população mais carente da comunidade Alto Alegre II, através de programas, projetos e serviços da instituição, como a Creche Pleno Viver, que atende 135 crianças. Já o Renatus, centro esportivo e cultural, que conta com ações também na área de profissionalização, atende mais de 240 pessoas. “Educação está na base da sociedade. Nossos projetos oferecem Educação Infantil, Fundamental e Educação Profissionalizante para crianças e jovens. Na comunidade do Alto Alegre II, em Maracanaú, atendemos mais de 135 crianças em situação de vulnerabilidade”, lembra Padre Airton, presidente da Fundação Terra.  

“Para realizar todos esses projetos, a Fundação Terra conta com uma rede de apoiadores, Pessoas Físicas e Jurídicas, que possibilitam a concretização da nossa missão que é servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma, de indistintamente, fazer o bem. As doações do ano passado através do IRPF garantiram a todo esse público uma assistência de qualidade, que fez toda diferença na vida das pessoas. Esse ano, o objetivo é aumentar o valor arrecadado para que mais pessoas sejam atendidas nas suas necessidades mais básicas”, ressalta Chames Balladares, coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra.  

O processo para efetuar a doação é bem simples. Para direcionar parte do dinheiro, é preciso concluir a discriminação de todos os rendimentos tributáveis ao longo do ano calendário de 2021. Depois, selecionar “doação diretamente na declaração – ECA (Estatuto da Criança e Adolescente)”. Então, o contribuinte deve escolher o Fundo Municipal de Maracanaú para que a Fundação Terra seja beneficiada. O programa calcula automaticamente a quantia que pode ser doada.

O prazo para pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) referente à doação vai até o dia 29 de abril. Para garantir que o valor seja destinado à Fundação, é necessário enviar o DARF para o e-mail doacaosemdor@fundacaoterra.org.br. Outras informações também podem ser obtidas pelo site www.declarantedobem.com ou pelos telefones  (87) 3821-1542 e (87) 99927-4737 (WhatsApp).

 

Confira o passo a passo para fazer sua doação:

Escolhendo o Fundo

 

1. Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis e despesas dedutíveis, vá na aba Fichas da declaração, clique no item Doações Diretamente na Declaração.

 

2. Em seguida, escolha para qual Fundo você deseja doar (Criança e Adolescente ou Idoso). Lembrando que você pode doar para os dois fundos sem pagar nada a mais

 

3. Para continuar o procedimento, selecione a opção Novo.

 

4. Em Tipo de Fundo, selecione Municipal. Aqui você tem duas opções:

a.) Em UF selecione CE - Ceará e município Maracanaú - 13.017.292/0001-17 


5. Insira a porcentagem que você quer doar

 

6. O aplicativo calcula o valor disponível para doação

Você pagará dois DARFs que, somados, darão o mesmo valor que você pagaria no seu IR sem efetuar a doação.

Gerando DARFs

 

7. Na opção "Darf do IRPF”, gere o primeiro DARF a ser pago.

8. Emita e pague o Darf da Doação Diretamente na Declaração - ECA

IMPORTANTE: Envie os comprovantes dos DARFs de doação (ECA) para a Fundação Terra nos canais de comunicação, só assim sua doação será efetivada.

Se você tem Imposto de Renda a restituir, você também pode ser um #DeclaranteDoBem!

 

Confira as instruções:

 

1. O procedimento é o mesmo, a única diferença é que essa pessoa deve gerar apenas dois Darfs: um para a doação via Fundo da Criança e Adolescentes e outro para o Fundo do Idoso

 

2. A pessoa deve pagar esses dois Darfs e quando receber a restituição do IR, os valores pagos pelos dois Darfs serão acrescidos no valor que teria que receber de restituição. Ou seja, ele faz o bem e depois recebe o bem de volta

 

3. Se ela verificar o valor que teria como restituição antes de informar a destinação na DIRPF, o valor da restituição calculado pelo sistema será “X”. Depois de informar a destinação (e recolher os DARFs) será “X” + valores doados.


Sobre A Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

CONTATOS e DÚVIDAS:

WhatsApp: (87) 99927-4737 / Telefone: (87) 3821-1542 / 

E-mail: doacaosemdor@fundacaoterra.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.