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SSPDS apresenta avanços na segurança pública em reunião do secretariado do Governo do Ceará

  A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) apresentou, com representantes de todas as forças vinculadas, os avanços da pasta em 2025 durante reunião do secretariado promovida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. O encontro ocorreu neste sábado (20), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, destacou a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará. “Nós já estamos com os dados de novembro fechados e, nesses 11 meses do ano, conseguimos reduzir cerca de 6,9%, quase 7%, os crimes contra a vida, os assassinatos. Trata-se de uma redução importante. Não é uma comemoração, mas uma constatação e uma prestação de contas”, enfatizou. O secretário acrescentou ainda que a redução do índice de roubos chegou a 28%, enquanto houve aumento na apreensão de armas. “Hoje, nós já temos mais armas apreendidas do que em todo o ano passado”, afirmou. Para Roberto Sá, os números demonstram que a Segurança Pública do ...

Governo Federal assegura R$ 2,6 bilhões para investimentos privados em portos brasileiros

 Vencedora do leilão da Codesa vai administrar o Porto de Vitória pelos próximos 35 anos

Vencedora do leilão da Codesa vai administrar o Porto de Vitória por 35 anos - Foto: Divulgação/Codesa

Aprimeira desestatização portuária da história, o leilão de três terminais e a assinatura de contratos de arrendamento de sete diferentes áreas vão garantir R$ 2,675 bilhões em investimentos privados nos próximos anos em diversos estados brasileiros. Os certames e a formalização das concessões ocorreram nesta quarta-feira (30), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

Respectivamente, a primeira administração portuária a ser alienada pela União, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), trará R$ 850 milhões em investimentos privados. Já os terminais leiloados – STS11, PAR32, e SUA07 – terão aporte de R$ 828,7 milhões durante a duração dos seus contratos. Além deles, a assinatura dos sete contratos de arrendamentos de áreas já concedidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, garante R$ 997 milhões.

“É um dia histórico, o primeiro leilão de privatização portuária. Estou feliz pelos empregos que serão gerados e pela flexibilidade para a administração portuária”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele acrescentou que o leilão terá impacto importante na economia do Espírito Santo, “um estado com vocação para ser um terminal de logística, uma ponte para o comércio exterior”.

Modelagem

Codesa foi arrematada pela empresa Fip Shelf 119 Multiestratégia, que se comprometeu pagar R$ 106 milhões pela outorga. São R$ 850 milhões em investimentos previstos, sendo R$ 335 milhões em novas instalações e melhorias nos portos de Vitória e Barra do Riacho e outros R$ 515 milhões em obras de manutenção, como de dragagem dos canais de acesso aos terminais.

De acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, o desafio do projeto de privatização da Codesa foi equilibrar uma série de obrigações atribuídas ao concessionário ao interesse público, sem gerar falta de atratividade para a iniciativa privada. “O resultado do leilão confirma que conseguimos encontrar o equilíbrio, com um contrato que atinge o objetivo de política pública com o interesse da iniciativa privada”, disse.

O secretário afirmou ainda que o leilão foi uma confirmação de premissa e que o êxito do modelo deve dar celeridade aos certames dos portos de Itajaí (SC), São Sebastião (SP) e Santos (SP), que serão realizados ainda em 2022, e da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), previsto para 2023. “Logicamente esses projetos têm suas peculiaridades, mas a base do que modelamos se mantém, e com o sucesso de hoje estamos tranquilos para prosseguir”, completou Piloni.

Terminais

Após o leilão de desestatização da Codesa, houve a concessão dos três terminais portuários. O primeiro foi do PAR32, do Porto de Paranaguá, arrematado pela empresa FTS Participações, do grupo Fortesolo, com um único lance. A área situada no maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil será arrendada por 10 anos, período em que serão feitos investimentos na casa da R$ 4,1 milhões para melhoria dos armazéns e na instalação de novos equipamentos.

Já o consórcio SUA Granéis vai investir R$ 59,8 milhões no terminal SUA07, do Porto de Suape, durante os 25 anos de contrato. A área movimenta e armazena granéis vegetais como trigo, milho, açúcar e, especialmente, malte e cevada, além de granéis minerais como de coque de petróleo e carga geral.

Com sua movimentação de carga representada principalmente pelas exportações de grãos, como soja, milho e farelo de soja, o terminal STS11, do Porto de Santos foi arrendado para a Cofco Internacional Brasil, empresa de processamento de alimentos, que vai investir R$ 764,8 milhões em 25 anos de contrato.

Assinatura

Ainda houve a assinatura com vencedores de etapas anteriores de leilões portuários promovidos pelo MInfra. Foram formalizados os investimentos nos terminais STS08A, do Porto de Santos (SP); SSD09, no Porto de Salvador (BA); MUC01, no Porto de Fortaleza (CE); MCP02, no Porto Organizado de Santana (AP); IMB05, do Porto de Imbituba (SC); BEL09, no Terminal Petroquímico de Miramar, no Porto de Belém (PA); e MAC13, no Porto de Maceió (AL). Juntas, as novas arrendatárias devem aplicar R$ 997,01 milhões na modernização dessas estruturas portuárias durante as vigências dos contratos.

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