Pular para o conteúdo principal

Desinformação sobre HIV dificulta tratamento e aumenta preconceito Pesquisa traz dados sobre comportamento social no Brasil

  Desinformação sobre HIV dificulta tratamento e aumenta preconceito Pesquisa traz dados sobre comportamento social no Brasil Alice Rodrigues*  Publicado em 30/07/2026 - 16:16 Rio de Janeiro © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Versão em áudio A falha em combater o estigma social em torno do HIV pode causar cerca de 440 mil mortes evitáveis nesta década, segundo projeção de uma pesquisa internacional de opinião pública realizada pela iniciativa não governamental Tackle HIV.  “Esse estigma traz impactos enormes para a sociedade em geral: seja o medo de fazer o teste, o medo de tomar os medicamentos ou o medo criado pelo preconceito de conviver com pessoas que vivem com HIV”, conta o representante e um dos idealizadores do projeto, Gareth Thomas.  Segundo a plataforma, os avanços científicos são históricos, porém, o medo afasta as pessoas da testagem e do início do tratamento. Embora novas infecções por HIV e mortes relacionadas à Aids tenham atingido os menores ...

Idosos institucionalizados recebem a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

 


Ao todo, 119 idosos institucionalizados receberam a dose adicional até esta quinta-feira (07/04)


A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, liberada para aplicação pelo Ministério da Saúde aos idosos acima de 80 anos e imunossuprimidos, contempla, além dos agendados, idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Até quinta-feira (07/04), 119 pessoas deste grupo receberam a quarta dose.

No Recanto do Sagrado Coração de Jesus, instituição no bairro Benfica, a expectativa era vacinar 26 idosas nesta sexta-feira (08/04). Entre elas, estava Beatriz Ferreira, de 89 anos - a Bia, como é chamada no recanto, que estava agitada na expectativa de receber sua dose e aliviada após a aplicação. “Apesar de já ter tomado as três doses, a quarta vem beneficiar ainda mais essa proteção para nós. O alívio é muito grande de saber que estamos protegidas”, conta.

A vacinação deste público, que teve início na segunda-feira (04/04), irá contemplar, ao todo, 27 instituições que serão visitadas ao longo do mês de abril. Para a primeira e segunda dose, este público foi o primeiro a ser contemplado, devido à maior vulnerabilidade. A aplicação da terceira e quarta doses foram iniciadas em paralelo aos agendamentos de idosos da mesma faixa etária, devido à maior disponibilidade de vacinas.

Ao todo, cerca de 330 idosos institucionalizados estão aptos para receber a quarta dose. “Vacinamos 795 idosos institucionalizados acima de 60 anos com a terceira dose e pretendemos vacinar mais de 300 idosos acima de 80 com a quarta dose, através do trabalho dedicado das nossas equipes de saúde”, afirma Ana Estela Leite, titular da Saúde de Fortaleza.

Além da vacina contra a Covid-19, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estão aplicando a vacina contra a Influenza em todos os idosos institucionalizados. A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada no último sábado (02/04), contemplando idosos e trabalhadores da saúde. A aplicação simultânea dos dois imunobiológicos segue as definições do Programa Nacional de Imunizações.

Comentários