Pular para o conteúdo principal

Internacionalização: UFC firma dois novos convênios com instituições de ensino superior da China

 A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), firmou, nessa quarta-feira (30), em solenidade virtual realizada pelo Palácio da Abolição, memorando de cooperação com a Universidade Normal de Fujian e a Faculdade Profissional Técnica Oceânica de Xiamen, ambas da China.

A assinatura desses convênios faz parte do Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento da Parceria da Rota da Seda entre a Província de Fujian e o Estado do Ceará – considerados estados irmãos. A relação Ceará-Fujian, que em 2021 completou 20 anos, é agora ampliada com novas ações em várias áreas, incluindo as parcerias com universidades.

Imagem: Para o titular da PROINTER-UFC, Prof. Augusto Albuquerque, a assinatura dos novos convênios é “muito importante porque abre portas para nossos estudantes e professores, além de divulgar nossa Instituição” (Imagem: Reprodução da internet)
Para o titular da PROINTER-UFC, Prof. Augusto Albuquerque, a assinatura dos novos convênios é “muito importante porque abre portas para nossos estudantes e professores, além de divulgar nossa Instituição” (Imagem: Reprodução da internet)

Na solenidade on-line, a UFC foi representada pelo titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque. Pela Universidade Normal de Fujian, assina o convênio o reitor da instituição, Changping Wang. Já pela Faculdade Profissional Técnica Oceânica de Xiamen, o acordo é assinado pelo diretor da Comissão dos Assuntos Escolares, Yiduan Chen.

Os dois novos convênios que ampliam as ações de internacionalização da UFC selam o interesse mútuo em estabelecer colaboração, cooperação, interação e entendimentos para o desenvolvimento de intercâmbio acadêmico e cultural, nas formas de educação e pesquisa. Os acordos têm duração de cinco anos a partir da data da assinatura.

Nos convênios estão previstas ações como a criação e organização de atividades docentes coordenadas ou programas de estudos de graduação, pós-graduação, pesquisa e formação permanente ou desenvolvimento profissional; intercâmbio de pesquisadores, docente, estudantes e gestores; promoção e apoio à criação e funcionamento de redes, grupos de pesquisa e projetos de cooperação em qualquer área de interesse comum, entre outros pontos.

Quanto a financiamento, fica acordado que cada instituição buscará obter recursos para as atividades em colaboração, o que pode incluir financiamento externo de seus respectivos governos, de organizações multilaterais, de fundos e bancos de desenvolvimento internacional e de outras agências e organizações internacionais.

Para o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, a assinatura dessas novas parcerias é “muito importante porque abre portas para nossos estudantes e professores, além de divulgar nossa Instituição”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.