Pular para o conteúdo principal

Projeto da UFC premiado em concurso internacional de arquitetura e design é apresentado a estudantes

 A equipe vencedora do International Street Design Challenge, desafio internacional promovido pela Rede de Cidades do Design, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apresentou detalhes do projeto premiado aos estudantes da Universidade Federal do Ceará. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD), no Campus do Benfica, na tarde dessa quarta-feira (30).

Imagem mostra estudantes em auditório de costas para o fotógrafo assistindo a apresentação do projeto. No fundo da foto, aparece a professora Mariana Lima ao lado de tela projetada na parede
Apresentação do projeto ocorreu nessa quarta-feira (30), no auditório do DAUD (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A tarefa realizada pela equipe vencedora de professores e alunos do DAUD consistia em desenvolver, em um prazo de 48 horas, um projeto autossuficiente de baixo custo para recuperação de uma rua de uma das cidades do Design da UNESCO. projeto teve como foco a rua Nemuno Krantine, que margeia o rio Neman, na cidade de Kaunas (Lituânia).

De acordo com a Profª Mariana Lima, do DAUD e integrante da equipe, o prêmio atesta a qualidade da formação dos estudantes da UFC. “Conseguir desenvolver o projeto no nível que a gente alcançou mostra que temos um repertório de qualidade […] O que a gente tem feito está alinhado com o padrão internacional de design, mas sem desconsiderar as regionalidades. É um orgulho principalmente do ponto de vista do trabalho dos nossos alunos”, comemorou.

Mariana Lima explicou ainda que, antes de desenvolver o projeto em si, foi preciso conhecer a cultura, os costumes e o modo de vida locais por meio de pesquisas em redes sociais e sites. O desafio ocorreu em novembro e o anúncio da premiação em dezembro, feita pelo presidente do Conselho Internacional de Design, David Grossman.

Imagem mostra seis pessoas segurando a placa e medalhas recebidas em razão da premiação
Durante o evento foi feita a entrega simbólica da placa recebida em razão da premiação ao DAUD (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Apesar de ser um concurso de ideias, sem compromisso de executar a proposta, a docente informou que membros da comunidade de Kaunas já entraram em contato com a equipe do projeto para conhecer os detalhes da ideia vencedora. Isso porque, atualmente, há uma futura intervenção para a via concebida pela prefeitura local, mas que tem a discordância dos moradores.

O estudante do 5º semestre de Design João Pedro Crispim, que integrou a equipe, lembrou que os alunos e professores desse grupo ainda não tinham desenvolvido nenhum projeto conjuntamente antes. “Foi feita articulação específica para o prêmio e a professora [Mariana Lima] buscou várias habilidades diferentes dos alunos”, informou.

Segundo ele, foi preciso um trabalho intenso durante todo um final de semana para a entrega do projeto. “Assustou um pouco inicialmente, mas a gente estava aberto ao desafio”, afirmou.

Imagens mostra detalhes do projeto, no qual aparecem desenhos de uma pessoas caminhando, bancos, rio e prédio ao fundo
Projeto premiado teve de ser desenvolvido em 48 horas e propôs intervenções em rua de cidade na Lituânia (Foto: Divulgação)

Para o chefe do DAUD, Prof. Renan Leite, “a gente se destacou mais uma vez pelo que temos de melhor, nossos alunos e alunas”. Ele ressaltou que a conquista mostrou a capacidade de trabalho conjunto dos alunos e professores na busca por soluções que melhorem a fruição dos espaços públicos nas cidades. “Isso mostra para o Brasil e o mundo o que a Universidade pode fazer”, celebrou.

EQUIPE – O grupo vencedor é composto pelos professores Mariana Lima e Eugênio Moreira, do Laboratório de Experiências Digitais (Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design); pelos alunos João Pedro Crispim, Luciana Sales e Railson Silva (Curso de Design) e pelos alunos Bárbara Bessa, Edinardo Estanislau e Vanessa Santos (Curso de Arquitetura e Urbanismo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.