Pular para o conteúdo principal

SAP abre novos cursos para egressos através do Pronatec e certifica turma inaugural

 

A oferta da capacitação profissional proporciona uma nova realidade de vida para reinserção social dos egressos do sistema prisional. A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, qualificará novos egressos pelo Pronatec Prisional. Os cursos são realizados por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

A qualificação ofertada são nas áreas de pedreiro de alvenaria e padeiro, profissões com maior número de procura e oportunidades no mercado de trabalho. Na primeira turma de construção civil, 20 egressos receberam certificação e mais 20 estão na fase da prática do curso. O mercado de trabalho já absorveu 6 egressos da primeira turma em trabalho de carteira assinada, o que representa 30% da turma. Já no curso de padeiro, estão sendo beneficiados 20 egressos na primeira turma.

Os cursos ocorrem na unidade de ensino do Senai Jacarecanga e contam com uma carga horária total entre 160 e 200 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No curso de pedreiro de alvenaria, os alunos executam trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras civis. E no curso de padeiro, os egressos aprendem a planejar e elaborar produtos de panificação diversos como pães, bolos, tortas, sobremesas, salgados, bolachas, biscoitos, recheios, coberturas e similares.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, reforça a meta da SAP em capacitar cada vez mais pessoas do sistema prisional. “Só estamos dando continuidade ao nosso trabalho. Nossa meta sempre será oferecer educação e capacitação aos internos e também as pessoas que já se encontram fora do sistema. Essa parceria com o Senai e a Seduc é muito importante para manter essa realidade em dia. É fundamental todo esse trabalho desenvolvido no Ceará para poder realmente diminuir o indice de criminalidade e fazer com que essas pessoas não retornem ao sistema prisional”, atenta.

A Secretária Executiva de Gestão da Rede Escolar da Seduc, Oderlânia Leite, cita a importância dessa parceria. “Ver pessoalmente todo esse resultado da capacitação profissional faz a gente crer que a educação ela pode transformar a vida dessas pessoas. É um trabalho muito gratificante e importante que estamos fazendo. Meu sentimento é de gratidão por estar acompanhando tudo isso”, afirma.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo Holanda, ressalta a importância de oferecer oportunidades de emprego para os egressos. “É um momento de grande alegria, pois estamos vendo essas pessoas que recém saíram do sistema prisional tendo a chance de se capacitar para o mercado de trabalho. É uma satisfação recebê-los em nossos cursos e poder devolver a sua cidadania. Gostaria de agradecer a Secretaria da Administração Penitenciária e a SEDUC por acreditarem nos programas do Sesi e do Senai”, conclui.

O egresso do curso de pedreiro de alvenaria, Israel Félix, acredita em futuro promissor. “Bem antes de conquistar minha liberdade, ainda dentro do sistema prisional, já estava me qualificando no curso de padeiro. Graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria posso ter uma perspectiva de vida e do mercado de trabalho. Esse curso serve para mostrarmos a sociedade que estamos dispostos a ressocialização e que vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade”, afirma.

O egresso do curso de padeiro, Éder Sousa, detalha a nova experiência. “É muito bom estar me qualificando em uma nova área como o curso de padeiro. Estou aprendendo muito e penso até em montar um negócio pra mim quando concluir. Pretendo começar devagar, mas tenho muita fé no meu crescimento profissional e futuramente me tornar um empresário no ramo de panificação”, alega.

O egresso certificado no curso de pedreiro de alvenaria, Keven Costa, se sente entusiasmado com a nova chance no mercado de trabalho. “Acredito que depois que fiz tantas escolhas erradas na vida, esse curso foi uma oportunidade única que não podia deixar passar. Ter concluído o curso foi um crescimento profissional e pessoal. Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e ensinaram. Jamais irei esquecer essa nova chance de vida. Daqui em diante é só alegria, batalha e se Deus quiser, muitas vitórias”, comemora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.