Pular para o conteúdo principal

Sementes do futuro. A meta é dobrar a produtividade de leite no Ceará




Um dos primeiros encaminhamentos do Projeto será a transformação do setor pecuário para a linha de carbono zero.

 

O plano de desenvolvimento da agropecuária cearense, denominado Sementes do Futuro, iniciativa desenvolvida pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), em parceira com a SEDET e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quer dobrar a capacidade de produção de leite no Ceará. No ano passado, o Estado produziu 1 bilhão de litros de leite de vaca. “Essa produção é muito pequena diante do potencial do setor”, avalia o presidente da Faec, Amílcar Silveira. Para 2022, a meta, em curto prazo, é alcançar 2 bilhões de litros, segundo o presidente da Federação.

    Para o coordenador do projeto Sementes do Futuro, Carlos Matos, a profissionalização da pecuária cearense é o primeiro passo para ampliar a produção leiteira. “O trabalho da assistência técnica será fundamental nesta etapa. Para isto, a Faec contratará um novo grupo de técnicos para programar as novas tecnologias. Para acelerar o processo de capacitação, a Betânia, maior indústria beneficiadora do Ceará, celebrará parceria com a Federação para melhorar a qualidade do leite”, afirma Carlos Matos.

    Atualmente, o Ceará produz, em média, 1.500 litros por vaca/ano. “Com o mesmo plantel leiteiro que temos hoje, poderemos produzir o dobro do leite que estamos a  produzir agora”, avalia Carlos Matos. Um Núcleo Estratégico de Desenvolvimento Setorial (Neds) será criado para a cadeia produtiva do leite, segundo o coordenador do Projeto. “Há 10 anos que a pecuária cearense representava 1,4% da produção nacional de leite bovino. Hoje representa 2,4%, o que mostra uma boa dinâmica, mostra que o Ceará fez e faz diferente”, ressalta Carlos Matos.  


Carbono zero

Um dos primeiros encaminhamentos do Projeto será a transformação do setor pecuário para a linha de carbono zero. “Vamos dobrar a produção de leite, usando apenas a metade do rebanho que utilizaríamos se não houvesse o comprometimento com a sustentabilidade ambiental”, explica o coordenador do Sementes do Futuro. O aumento da renda do produtor a partir da profissionalização do setor também está na pauta do Projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.