Pular para o conteúdo principal

Artigo - O Fantasma de 1877 e o Alerta de 2027: O Reciprocidalismo Como Escudo Contra o Novo El Niño

  O Fantasma de 1877 e o Alerta de 2027: O Reciprocidalismo Como Escudo Contra o Novo El Niño Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce A história existe como um espelho retrovisor indispensável à civilização: olhamos para o passado para não colidirmos com os mesmos erros no futuro. Contudo, diante das previsões meteorológicas que apontam para a possibilidade de um fenômeno El Niño de proporções excepcionais entre 2026 e 2027, o espelho reflete uma imagem incômoda. Parece que, no tocante às políticas públicas para o Semiárido brasileiro, o Estado pouco aprendeu com a tragédia da Grande Seca de 1877, que dizimou centenas de milhares de nordestinos sob a égide da negligência e do improviso. Quase 150 anos separam o flagelo imperial do nosso atual cenário. A diferença fundamental é que, hoje, a ignorância deixou de ser um álibi. Se no século XIX o clima era um mistério insondável, no século XXI possuímos inteligência climática de ponta (por meio de órgãos como a Funceme) e...

Shopping Benfica oferta serviços gratuitos em programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde


O Shopping Benfica realizará uma programação especial com diversas atividades gratuitas direcionadas ao bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores e clientes. A ação é voltada ao Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente no dia 7 de abril.

As atividades ocorrem das 14h às 18h, no piso térreo, e são abertas para pessoas de todas as idades. O propósito é promover orientações e experiências em saúde que influenciam de alguma maneira na vida e na saúde das pessoas.

“Contaremos com o apoio de instituições parceiras com diversas ações voltadas para a avaliação e orientação da saúde. Por isso, convidamos a todos para participar. É gratuito”, ressalta João Graciliano, superintendente do Shopping Benfica.

Por meio dos cursos de Enfermagem e Nutrição, a Uninassau fará a verificação da pressão arterial e das taxas de glicemia e ofertará avaliação nutricional. Já os estudantes da Estácio FIC darão dicas de alimentação saudável.

Quem também participará da ação é a Pague Menos com aferição de pressão arterial. A loja Mundo Verde oferecerá degustação de docinhos da Mais Leve que são todos zero açúcar e zero glúten.

Terá ainda a distribuição de voucher de depilação gratuita do Espaçolaser, uma das maiores redes de depilação a laser do mundo com mais de 650 unidades no Brasil, Argentina, Colômbia e Chile.

Para encerrar o dia, tem uma sessão de Yoga às 19h.

SERVIÇO
Dia Mundial da Saúde

Data: 7 de abril

Horário: 14h às 18h

Local: Piso térreo do Shopping Benfica (End: Av. Carapinima, 2200, Benfica)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Nota Pública

  O Ministério Público do Estado do Ceará vem a público manifestar apoio ao promotor eleitoral Rodrigo Damasceno, titular da 121ª Promotoria Eleitoral, atuante na comarca de Sobral. Na manhã deste domingo (06/10), o senhor Moses Rodrigues, que é deputado federal e integrava um grupo de apoiadores de um candidato a prefeito, ignorou as orientações dos Promotores Eleitorais em Sobral e atuou em contrariedade às normas eleitorais, mesmo sendo advertido da irregularidade de sua conduta. Além disso, o referido deputado desrespeitou um membro do Ministério Público no desempenho legítimo de suas atribuições. A atitude do parlamentar ofende as instituições e o sistema de justiça, afrontando os princípios democráticos. O Ministério Público permanecerá firme no combate aos crimes e ilícitos eleitorais, na garantia do estado democrático de direito e na realização de eleições livres e justas.