Pular para o conteúdo principal

UFC - Refeitórios do RU em Fortaleza serão reabertos na segunda-feira (4); confira guia sobre como acessar os restaurantes

 Após uma força-tarefa que envolveu diversos setores da Universidade Federal do Ceará, todos os refeitórios do Restaurante Universitário nos campi de Fortaleza serão reabertos na segunda-feira (4). Com isso, depois de apenas cinco dias de suspensão dos serviços, o RU volta a fornecer as cerca de 11.600 refeições diárias na Capital, retomando uma das principais políticas de assistência estudantil da UFC.

Acesse o Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário

Imagem: salão do refeitório do Campus do Pici vazio
A partir de segunda-feira (4), o RU volta a fornecer as cerca de 11.600 refeições diárias na Capital (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A Universidade firmou contrato emergencial com uma nova empresa fornecedora de refeições ao RU, a fim de garantir a reabertura do Restaurante até que o processo licitatório definitivo, já em andamento, seja concluído. A medida foi adotada após o cancelamento do contrato com a antiga fornecedora, responsável pelos problemas na prestação de serviços verificados após a retomada presencial das atividades acadêmicas.

Todos os preparativos da reabertura estão sendo feitos sob supervisão da Coordenação do RU, como limpeza, montagem de equipamentos e organização de materiais para receber a comunidade universitária. A equipe de Nutrição do RU fará o monitoramento dos serviços, com avaliação sensorial das preparações, abordando aspectos relativos a sabor, odor, aparência e consistência das preparações. Além disso, realizará o controle de temperatura dos alimentos, etapa importante para a garantia da segurança sanitária.

"É um alívio e uma alegria ter de novo esse equipamento, fundamental para a permanência dos alunos na Universidade e para o bom desempenho acadêmico. O RU permite que o estudante viva melhor a UFC. Não se trata apenas de uma política de assistência estudantil, mas também de uma política acadêmica fundamental, que favorece a convivência, a integração e a inserção na vida universitária", afirmou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo.

Nos próximos dias, a PRAE desenvolverá uma série de atividades culturais no ambiente do Restaurante Universitário, cuja programação será anunciada em breve.

De acordo com o titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, o contrato atual estabelece uma série de itens no sentido de garantir o atendimento, pela empresa, aos requisitos de qualidade exigidos pela UFC. "Foi um esforço conjunto da Universidade, no sentido de concluir o processo, que exige uma série de etapas e procedimentos em obediência à legislação, em tempo exíguo", destacou o pró-reitor.

Para o reitor Cândido Albuquerque, usuário do RU durante seus quatro anos de graduação no Curso de Direito, o sentimento é de vitória coletiva, com a reabertura do serviço na qualidade que a comunidade acadêmica merece, tudo em consonância com as exigências sanitárias e dos órgãos de controle.

"Em uma força-tarefa sem paralelo – com envolvimento ímpar da Reitoria, da PROPLAD, da Procuradoria-Geral da UFC, da Auditoria Interna, da Coordenadoria de Restaurantes Universitários da PRAE, das demais pró-reitorias e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) –, a administração simplesmente viveu para isso nos últimos dias. Uma vez constatado que a empresa não estava cumprindo o contrato, correu-se atrás do cancelamento do vínculo e preparou-se a licitação emergencial. Garantimos a reabertura no dia anunciado, com o número de refeições de sempre e a variedade de opções nutricionais já conhecida. Foi por isso que lutamos, e é isso que entregamos na segunda-feira à UFC", sintetizou o dirigente máximo.

Imagem: salão do refeitório do Campus do Pici vazio
Todos os preparativos da reabertura estão sendo feitos sob supervisão da Coordenação do RU, como limpeza, montagem de equipamentos e organização de materiais (Foto: Ribamar Neto/UFC)

ORIENTAÇÕES À COMUNIDADE – O acesso ao RU continuará sendo feito mediante agendamento, via SIGAA. Trata-se de uma ferramenta de planejamento, cujo objetivo é evitar aglomerações nos horários de pico e organizar a demanda. A expectativa da Coordenação do RU é que, com a normalização dos serviços a partir da contratação da nova fornecedora, o acesso aos refeitórios seja diluído, reduzindo-se o tamanho das filas nos horários mais críticos.

Na entrada dos refeitórios, serão solicitados o cartão do RU (previamente carregado) e um documento de identificação oficial com foto. Aqueles que ainda não possuem o cartão poderão solicitar a primeira via a partir de segunda-feira (4) nos guichês do Restaurante, apresentando documento de identificação com foto e comprovante do vínculo com a UFC.

Com a reabertura do RU, será suspenso, a partir de segunda-feira (4), o pagamento do auxílio-alimentação emergencial destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade entre os dias 28 de março a 1º de abril, datas que corresponderam aos dias de suspensão dos serviços do Restaurante em Fortaleza.

Mais detalhes sobre o acesso ao RU podem ser vistos no Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário.

POLÍTICA INSTITUCIONAL – O RU é uma das mais importantes ferramentas da assistência estudantil, pois, através da oferta de refeições a preços subsidiados, possibilita a democratização das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

O nível de satisfação dos usuários, expresso pelo Indicador de Satisfação do Cliente, foi de 93% em 2019; 92,8% em 2020 e 87,7% em 2021, considerando-se os pareceres bom e ótimo acerca das refeições e ratificando o alto padrão de qualidade observado nos RU's da UFC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.