Pular para o conteúdo principal

Unichristus realiza parceria entre cursos de Direito e Psicologia para atendimentos à comunidade


 

Iniciativa envolve alunos e professores das duas graduações para prestar serviço gratuito

 

 

Interdisciplinaridade e prestação de serviço são os motes da parceria entre os cursos de Direito e Psicologia do Centro Universitário Christus. Alunos dos dois cursos participam de atendimentos à comunidade assistida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Direito, por meio de sessões de mediação, tudo sob a tutoria dos professores. As sessões ocorrem até o dia 27 de maio no NPJ do campus Dom Luís, com horários previamente agendados.

 

A ação funciona da seguinte forma: os participantes da assistência de Defensoria Pública têm um momento com alunos e professores de Psicologia a fim de prepará-los para a sessão de mediação, uma hora antes de cada encontro. Após isso, vão para o espaço de atendimento de Direito, onde ficam na companhia de alunos e professores desta disciplina, que os auxiliarão na administração de seus conflitos. Além desse atendimento, a parceria entre os cursos realiza rodas de conversa e oficinas com a comunidade participante, com o intuito de levar conhecimentos relacionados à saúde mental e questões associadas à qualidade de vida, o viver em sociedade e outras temáticas que possam surgir durante o desenvolvimento do projeto.

 

Para a coordenadora geral do curso de Direito, Andréia Costa, a importância desse trabalho em conjunto é uma forma de preparar os alunos de ambas as áreas por meio de complementação de conhecimentos e mostrar aos alunos a importância de outra área, mesmo que em âmbito diferente. “Direito e Psicologia, nos tribunais e nos escritórios de advocacia, caminham lado a lado, a ponto de a solução de algumas demandas só ser possível após serem trabalhadas questões de ordem pessoal, como insegurança, rejeição, dores da infância, disputa de poder, tendência à submissão, etc”, explica a coordenadora.

 

Para a coordenadoria de Psicologia, a função de seus alunos nessa integração está no acolhimento e escuta da comunidade, e na experiência de situações reais dentro da formação acadêmica. “A oportunidade de discutir com diferentes profissionais, compreendendo e desenvolvendo um diálogo entre áreas distintas, mas complementares, como psicologia e direito, são essenciais para os discentes exercitarem o saber ouvir, lidar com opiniões distintas”, afirma a coordenadora geral do curso, Juliana Silva Arruda.

 

A parceria entre os cursos existe desde 2016, em sessões de mediação de conflitos, palestras de sensibilização para os alunos das duas graduações, discussões de casos concretos, educação em direitos, intervenções psicoeducativas, escuta e trabalhos em grupos, e rodas de conversa com temas de interesse dos assistidos atendidos pela Defensoria Pública, como o de violência doméstica e familiar, e alienação parental.

 

Atendimentos no NPJ

O serviço oferecido pelo Núcleo é voltado para cidadãos que não dispõem de recursos para pagar custos e honorários advocatícios e proporciona assistência jurídica gratuita feita por estagiários, sob supervisão de professores de Estágio e Defensora Pública, disponibilizando setor de mediação e conciliação que visa a solucionar de forma rápida e segura os conflitos existentes entre as partes por meio de acordos, que serão levados apenas para homologação no Poder Judiciário, contribuindo com a diminuição das demandas judiciais. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3457.5385 e no endereço Rua Cel. Linhares, 771, Meireles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.