Pular para o conteúdo principal

3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÁSCARAS DO CARIRI INICIA NO PRÓXIMO DIA 24


Com o tema “Conexões Afetivas”, a Terceira Edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) será realizada entre os dias 24 e 29 de maio, nas cidades de Crato e de Juazeiro do Norte. O evento – uma realização da ONG Beatos e Ato Marketing Cultural, aprovado pela Lei Rouanet e conta com uma rede de parcerias como Aço Cearense, SESC Ceará e Pernambuco, Centro Cultura Bando do Nordeste, Secretarias de Cultura de Crato e Juazeiro do Norte, Theatro José de Alencar, Escola Vila da Música, SOlibel.


O projeto foi idealizado pela gestora de cultura Dane de Jade, o festival tem parceria com o Festival de Máscaras de Quebec, no Canadá, o Mask’alors e o FIMBÓ – Festival Internacional da Bolonha/Itália. Para a edição de 2022 traz uma programação com apresentações de espetáculos de várias localidades do Brasil e do mundo, são oficinas, colóquio, feiras, lançamentos de livro, exposições em espaços diversos da cidade com atrações totalmente gratuitas à comunidade.


O objetivo do evento é desenvolver a troca de conhecimento entre os mascaramentos do Cariri com os de outros estados do Brasil – como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina – e com os de países como Argentina, África e Portugal. Além disso, o FIMC também busca promover o engajamento, das comunidades do Cariri, na cultura local.


A região do Cariri é conhecida como o berço cultural do Ceará. Essas potencialidades são vistas em vários âmbitos, seja gastronômico, turístico, simbólico e/ou econômico. Esta multiculturalidade contribui para o desenvolvimento territorial da região e também para o fortalecimento da difusão da identidade cultural do Cariri e dos projetos que são realizados aqui, como o FIMC.


Segundo Davi Oliveira, Coordenador Artístico do FIMC, o evento possibilita a democratização do acesso à cultura e também aos festejos das tradições populares mundiais, por meio do uso das máscaras e da sua reflexão expandida dentro do contexto artístico: “[o FIMC é] um momento para a fruição da arte no fenômeno ritualístico do corpo em contato com a máscara, presente como símbolo universal da cultura ancestral. Inclusive, em nossa tradição popular, os mascarados compõem a tradição dos festejos de nossa identidade nordestina e firmam um diálogo com as manifestações artístico-culturais de outras regiões do mundo”, afirma.


Além disso, Dane de Jade, idealizadora e Coordenadora Geral, também reforçou a singularidade do evento, pois é o único festival no Brasil que possibilita esse intercâmbio cultural atualmente: “É um momento para conhecer as ricas manifestações artísticas que temos dentro do contexto do uso de máscaras, vivendo desde a cultura construída em nossos festejos dos Caretas, entremeios do Reisado, até as manifestações populares da Argentina ou da África. Convido a viver essa experiência afetiva indescritível e fazer parte da história da humanidade, sentida e vivida nas tradições populares", disse Dane.


A primeira edição do FIMC foi realizada em dezembro de 2016. Na ocasião, diversas ações foram realizadas, como baile de máscaras, mostra de espetáculos, conferências, oficinas, shows musicais, feiras, lançamento de livros e atividades de intercâmbio – entre elas, o I Colóquio Mascaramentos na Cena Expandida, proposto pelo Grupo de pesquisa LAPA, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


A programação do FIMC estará na plataforma de comunicação digital do evento, no Instagram https://www.instagram.com/fimc_cariri/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.