Pular para o conteúdo principal

Administração recebe diretor do INPE em laboratório no Pici para elaborar convênio na área de engenharia de satélites

 O vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Glauco Lobo Filho, recebeu nessa terça-feira (3) o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O encontro, ocorrido no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), foi ciceroneado ainda por professores do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) e teve como pauta o estabelecimento de convênio entre a UFC e o INPE para pesquisas na área de engenharia de satélites.

Imagem: Vice-reitor Glauco Lobo (ao centro) e pesquisadores da UFC receberam o diretor do INPE, Clezio de Nardin, e comitiva no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)
Vice-reitor Glauco Lobo (ao centro) e pesquisadores da UFC receberam o diretor do INPE, Clezio de Nardin, e comitiva no LESC para iniciar tratativas de convênio na área de engenharia de satélites. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Clezio de Nardin foi acompanhado, na ocasião, por três coordenadores gerais do INPE – Gilvan Oliveira (da área de  Ciências da Terra); Geilson Loureiro (Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais) e Carlos Lino (Infraestrutura e Pesquisas Aplicadas) – e por pesquisadores da unidade climatológica do INPE em Eusébio (CE).  

Da UFC, além do vice-reitor, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o chefe do DETI, Prof. Jarbas Silveira; o coordenador do LESC, Prof. Paulo Cortez, além dos docentes do DETI João César Mota e Alberto Sampaio.

O encontro foi aberto com explanação do diretor do INPE sobre a reestruturação administrativa do órgão e benfeitorias realizadas pela atual gestão, como uma nova série de satélites compactos (a partir de 10 kg) para monitoramento de recursos hídricos e a renovação do parque de supercomputadores do instituto.

Veja mais imagens da visita no Flickr da UFC

"A ideia é encontrar sinergia, desenvolver pesquisas em conjunto. Nossa sociedade depende hoje da infraestrutura espacial para muitas coisas, como telecomunicações e sistemas de posicionamento global (GPS). O INPE não tem condições de atender a essas demandas sozinho, por isso recentemente iniciamos um processo de estreitamento de laços com várias universidades", afirmou o diretor do instituto, que vislumbra um convênio de cooperação de cinco anos com duração renovável, como já é feito com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Pará (UFPA) e de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

O INPE, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), atualmente é responsável pela previsão numérica do tempo no Brasil, estendendo a coleta de dados a países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), como Argentina, Uruguai e Paraguai. Nardin citou, nessa seara, o desenvolvimento de ferramentas de previsão imediata de tempo (nowcasting, em inglês), que ainda não estão disponíveis no Brasil e deverão ficar prontas em 10 anos. Com o recurso, o instituto poderá fazer a predição de eventos climáticos e antecipar vários fenômenos naturais

"Atualmente, só Reino Unido, Japão e Estados Unidos utilizam amplamente essas tecnologias. Estaremos entre os 10 primeiros países do mundo a realizar previsão do tempo com nowcasting", disse, citando que o INPE também vem realizando aproximação prolífica com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Gestores do INPE foram apresentados à equipe AUTOSAT, formada por estudantes ligados ao LESC; o grupo representa o Ceará na categoria Ensino Superior da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)
Gestores do INPE foram apresentados à equipe AUTOSAT, formada por estudantes ligados ao LESC; o grupo representa o Ceará na categoria Ensino Superior da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

No momento posterior, o Prof. Jarbas Silveira fez uma breve apresentação sobre a trajetória do DETI, de seu programa de pós-graduação (PPGETI) e do LESC, que já tem um histórico de colaboração com o INPE, onde ele mesmo atuou como engenheiro na década de 1990. "Cada um tem como fazer a sua parte. Aqui, nós podemos coletar os dados, fazer o processamento das imagens, e a equipe do INPE se ocupar da prototipagem e do lançamento. Há muitas oportunidades de colaboração", adiantou o docente.

O Prof. Glauco Lobo ressaltou o quanto a atual gestão da UFC está comprometida com o vanguardismo científico, fazendo menção ao Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI) como um dos equipamentos que podem se somar à empreitada. "É uma grande honra para nós conveniar a UFC com uma instituição historicamente devotada à ciência, que inclusive tem uma unidade em nosso Estado, na cidade do Eusébio. Vamos fortalecer a parceria que já existe, a partir da atuação do LESC", frisou o vice-reitor. "Essa colaboração não podia ter um ponto de partida melhor que o DETI", acrescentou o pró-reitor Rodrigo Porto.

Após a reunião, os gestores do DETI apresentaram à administração superior e à comitiva do INPE um dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do LESC, cuja equipe de estudantes de graduação e pós-graduação está participando da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). O grupo, chamado AUTOSAT, foi o único do Ceará da categoria ensino superior classificado para a segunda fase da competição científica.

A programação foi fechada com um tour da comitiva pelo Campus do Pici, para observação de algumas áreas que têm as dimensões e condições necessárias para receber possíveis instalações do INPE na UFC no futuro. O encaminhamento imediato será a redação do convênio, que, quando pronto, será amplamente noticiado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.