Pular para o conteúdo principal

Apagão de energia em Fortaleza! O que houve? Quem è o culpado ? Enel ou o Governo Federal ?

  Apagão de energia em Fortaleza! O que houve? Quem è o culpado ? Enel ou o Governo Federal ? Vamos ver a nota da Enel e ver quem tem razão na queda de braço : _A Enel Distribuição Ceará esclarece que, na tarde desta terça-feira (14), um incêndio em um equipamento da subestação de Delmiro Gouveia, de responsabilidade da transmissora Axia Energia (antiga Chesf), em Fortaleza, causou interrupção no fornecimento de energia para parte dos clientes do município e da Região Metropolitana_. _A distribuidora informa ainda que, por meio de manobras de transferência de cargas, cerca de 98% dos clientes afetados já foram normalizados. A Enel segue trabalhando pra normalizar o serviço o mais rapidamente._ A Assessoria de Imprensa da Enel pede para falarmos com a Axia.

Capacete Elmo é apresentado em universidade de Portugal

 Durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, o equipamento salvou mais 40 mil vidas.

O Capacete Elmo, fruto de pesquisa cientifica e tecnológica produzida no Estado do Ceará para o enfrentamento da covid-19, ajudou a salvar milhares de vidas em todo Brasil. E o sucesso do equipamento foi apresentado em solo português para estudantes de Medicina da cidade do Porto, em Portugal, na última semana.

A convite da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/Portugal, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Marcelo Alcântara, ministrou, nos últimos dias 20 e 21 de maio, aula para o Curso de Especialização Suporte Ventilatório no Doente Crítico Adulto, para apresentação e utilização do dispositivo não invasivo de respiração assistida (Elmo).

Na apresentação do Elmo, considerado o melhor case de inovação do país em votação popular, Marcelo Alcântara destacou que o equipamento pode ter salvo até 40 mil vidas durante os períodos mais críticos da pandemia de covid-19. “Os alunos assistiram à apresentação da história do capacete, experimentaram o Elmo e aprenderam, na prática, como funciona”, explicou.

Para Miguel Gonçalves, professor da Universidade do Porto, poder ver de perto o trabalho do professor Marcelo Alcântara com o Elmo foi importante para todos. “Ver o poder de superação da sua equipe contra as adversidades que a covid-19 criou no estado do Ceará foi muito emocionante. Ver a forma como a equipe reagiu, como inventaram o Elmo, como salvaram milhares e milhares de vidas é claramente uma inspiração. Ficamos realmente muito gratos”, ressaltou.

O Elmo é um dispositivo para suporte à respiração em caso de insuficiência respiratória hipoxemica. É capaz de melhorar a troca gasosa pulmonar, a oxigenação e a dispneia, potencialmente evitando a necessidade de intubação e de uso de ventiladores mecânicos de UTI com conforto e menor risco de contaminação de profissionais de saúde.

O equipamento é fruto da força-tarefa composta pelo Governo do Ceará, Sesa, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Governo do Estado do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...