Pular para o conteúdo principal

Comitê Municipal da Quadra Chuvosa realiza reunião de monitoramento

 grupo de pessoas em uma mesa de reunião

Durante a reunião, Élcio Batista destacou a importância de ações continuadas para evitar alagamentos e outros eventos negativos na cidade (Foto: Thiago Gaspar)

O prefeito em exercício, Élcio Batista, se reuniu, nesta segunda-feira (30/05), com o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa para traçar ações e estratégias preventivas em relação à quadra chuvosa de Fortaleza. Élcio Batista também acompanhou os trabalhos do Plano de Contingência para Alagamentos Viários (PCAV), realizados pela central de videomonitoramento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Durante a reunião, Élcio Batista celebrou os trabalhos do Comitê da Quadra Chuvosa e destacou a importância de ações continuadas para evitar alagamentos e outros eventos negativos na cidade.

"O Comitê foi criado pelo prefeito Sarto no início do ano, e estamos acompanhando diariamente suas ações. Temos trabalhado intensamente para prevenir eventos trágicos que podem ocorrer na cidade em decorrência das chuvas intensas, como os que infelizmente aconteceram recentemente em Recife", relatou o prefeito em exercício.

O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), cel. Eduardo Holanda, frisou que o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa obteve resultados bastante positivos em 2022, ao enfrentar uma quadra chuvosa atípica e intensa.

“Se hoje podemos comemorar que passamos por uma quadra chuvosa intensa com pouquíssimos danos, isso se deve ao trabalho realizado pela Prefeitura de Fortaleza em relação aos cuidados preventivos. Realizamos a limpeza de calhas de rios e canais, trabalhamos a conscientização da população a fim de minimizar o problema do lixo, realizamos um monitoramento constante das áreas de risco e estamos planejando soluções definitivas para nossos problemas ocasionados pelas chuvas”, destacou o secretário.

Em 2022, a capital cearense registrou 40 dias consecutivos de chuva intensa e o maior índice pluviométrico no mês de março, desde o ano de 1973. A preocupação com a situação de Fortaleza se intensificou após as intensas precipitações que aconteceram em Recife. Contudo, de acordo com a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, as próximas chuvas em Fortaleza não deverão ser intensas como as que ocorreram na capital pernambucana.

“Esse ano choveu acima da média aqui em Fortaleza, e a cidade deve continuar a receber chuvas durante toda essa semana, principalmente na madrugada, mas sem a intensidade que ocorreu no Recife. As chuvas em Fortaleza são ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram no oceano próximo. Além disso, enquanto aqui no Ceará a quadra chuvosa está no fim, em Pernambuco e outros estados ao leste, ela está apenas começando, sendo comum nesses estados os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), que causam precipitações intensas”, explicou Meiry Sakamoto.

Até a manhã desta segunda-feira, a capital pernambucana já contabilizou 80 mortes decorrentes do temporal ocorrido no final de semana passado (28 e 29/05). O prefeito em exercício, Élcio Batista, se solidarizou com a situação de Recife e pontuou que a cidade de Fortaleza está prestando auxílio à capital do estado vizinho.

“Ao saber da tragédia, prontamente o prefeito José Sarto entrou em contato com João Campos, prefeito de Recife. Nossa cidade se disponibilizou a ajudar, por meio do pessoal da Defesa Civil, com o envio de suprimentos e equipamentos para os desabrigados. Esse é um momento de solidariedade. Muitas cidades do Brasil apresentam problemas de infraestrutura ocasionados pela cruel desigualdade, então ajudar outros municípios é fundamental”, relatou Élcio Batista.

Auxílio a Recife

Diante dos últimos dias de chuva intensa no estado do Pernambuco, a Prefeitura de Fortaleza, através da Sesec, enviou, no sábado e domingo (28 e 29/05), um total de 475 colchonetes e 1.050 mantas às famílias vítimas do episódio climático. A missão foi realizada em parceria com as empresas aéreas Azul e Latam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que