Pular para o conteúdo principal

Cooperação: Reitor recebe visita institucional da reitora da UVA para tratar sobre convênios acadêmicos

 O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (6), uma comitiva da administração superior da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), liderada por sua reitora, Profª Izabelle Mont’Alverne. A dirigente da UVA iniciou sua gestão há pouco mais de um mês, em 2 de abril, para cumprir um mandato de quatro anos à frente da instituição universitária, sediada no município de Sobral (CE). A pauta da reunião contemplou convênios em áreas estratégicas, além de diretrizes para a expansão e a interiorização do ensino superior no contexto cearense.

Imagem: Foto da reunião do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, com a reitora da UVA, Profª Izabelle Mont'Alverne
A pauta da reunião contemplou convênios em áreas estratégicas, além de diretrizes para a expansão e a interiorização do ensino superior no contexto cearense (Da esq. para a dir: Prof. Lourival Júnior, Profª Maristela Osawa, reitora Izabelle Mont'Alverne e reitor Cândido Albuquerque) (Foto: Ribamar Neto / UFC Informa)

A reitora Izabelle Mont’Alverne reiterou a cooperação histórica entre as duas instituições, afirmando ter procurado a UFC para contribuir com a implantação de novos cursos e campi da UVA na região do norte cearense, a exemplo das graduações em Agronomia em São Benedito; Agronomia e Pedagogia, em Acaraú; e de Engenharia de Pesca, Pedagogia e Ciências Contábeis, em Camocim. Para as unidades acadêmicas situadas em Sobral, a reitora manifestou o interesse da UVA em contar com o apoio da UFC para estabelecer novos cursos de Medicina e Psicologia, que estão sendo negociados com o Governo do Ceará.

No segmento da pós-graduação, a reitora apontou que há prioridade para se criar um novo programa na área da Linguística e em fortalecer o já existente Mestrado em Saúde da Família, ofertado em associação por ambas as universidades. “A saúde e a educação são duas grandes áreas bem importantes para Sobral, nas quais o município é referência, então estamos investindo muito na formação dos professores e na qualificação em rede dos docentes com mestrado e doutorado. Temos parcerias com a Prefeitura de Sobral, que também nos apoia bastante”, pontuou a reitora.

O reitor Cândido Albuquerque frisou a importância do planejamento para orientar todos os processos de expansão universitária, com o propósito de garantir a qualidade e a excelência acadêmica. Além de colocar a UFC à disposição para essas colaborações, o reitor se comprometeu a organizar em breve uma visita à sede da UVA, acompanhado dos pró-reitores das áreas específicas para avançar cada vez mais nas aproximações institucionais.

“A ideia é aprimorar o convênio geral que temos para estreitar as relações da UFC e da UVA tanto na área de graduação quanto na pós-graduação, inclusive na expansão dos novos campi da UVA no Interior. Também estamos discutindo a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu, de mestrado e de doutorado, com professores das duas universidades sendo responsáveis por esses cursos. Isso é para que possamos trabalhar em conjunto, minimizando custos, aprimorando conhecimentos, melhorando o acesso, compartilhando instalações e otimizando os recursos públicos do Estado e da União”, declarou o Prof. Cândido.

O encontro entre os reitores da UFC e da UVA contou ainda com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA, Profª Maristela Osawa, e do diretor-adjunto do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IAD) da UVA, Prof. Lourival Júnior.

SAIBA MAIS – As relações institucionais entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Estadual Vale do Acaraú remontam ao ano de 1997, quando a UFC fez a incubação dos quatro primeiros anos do Curso de Direito da UVA, situado no Campus Betânia, em Sobral. A parceria entre as duas universidades coirmãs consolidou-se, sendo fundamental para o início do funcionamento do Curso de Medicina da UFC em Sobral, em 2001, e para a implementação do próprio Campus da UFC em Sobral, em 2006, a partir de quando foram criados novos cursos de graduação e pós-graduação. Docentes da UVA também colaboraram para a criação dos mestrados em Biotecnologia, Ciências da Saúde e Saúde da Família, ofertados no Campus da UFC em Sobral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.