Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam eclosão de 190 tartarugas-de-pente

 

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas de Pente

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas-de-pente

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas de Pente. Na Área Integrada de Segurança 7 (AIS).

Por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira, 3 de maio de 2022, o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará soldado Rui Filho e o medico veterinário Rodrigo da ONG Gtar-Verdeluz, em monitoramento aos 20 ninhos de tartaruga-de-pente, na Praia da Sabiaguaba, visualizaram a eclosão de um destes ninhos com 186 tartarugas. Como também, um nascimento tardio de outro ninho com mais quatro tartarugas-de-pente, também já havia eclodido, totalizando 190 tartarugas.

O monitoramento é realizado pelos guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) em parceria com o Gtar-verdeluz. Atualmente, são monitorados 47 ninhos de tartaruga-de-pente, sendo 20 na Praia da Sabiaguaba e 27 na Praia do Futuro.

O Monitoramento

Conforme Alice Frota, “desde o início de 2017 a gente faz os monitoramentos em parceria com o Corpo de Bombeiros, primeiro número na frequência, hoje em dia a gente faz toda semana com vocês, e este ano a gente conseguiu ampliar a área fazendo além da Praia do Futuro e Serviluz, para mais dois, Sabiaguaba e Cofeco, de modo que agora a gente consegue fazer esses 4 trechos”, contextualizou a bióloga voluntária do @InstitutoVerdeluz.

Sigam a gente pelo Instagram pra nos apoiar! @InstitutoVerdeluz

Leia um pouco mais sobre a parceria do Corpo de Bombeiros do Ceará e o Gtar-Verdeluz no monitoramento de locais de desova de tartarugas.

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas-de-pente

Criticamente ameaçadas de extinção

As tartarugas-de-pente são listadas como criticamente ameaçadas de extinção na lista vermelha International Union for Conservation of Nature (IUCN). A lista de ameaças aos bicos de pente é semelhante à das outras 6 espécies de tartarugas. Eles estão ameaçados pela colheita (por sua casca, carne e ovos), embora a proibição do comércio pareça estar ajudando a população.

Prevenção

“O monitoramento e vistoria dos ninhos como um todo, desde a postura dos ovos até a eclosão dos mesmos, é de suma importância para garantir que os filhotes de Tartaruga de Pente da orla de Fortaleza alcancem o mar da forma mais natural possível”, informou a bióloga voluntária Alice Frota.

“Sabemos, por exemplo, que o trânsito de carro compacta o solo e impede o nascimento deles; que a iluminação artificial noturna faz com que os filhotes se direcionem para os postes de luz e venham a a óbito por exaustão; que animais domésticos abandonados na praia que buscam por alimento e acham os ovos; e a própria interferência direta de pessoas curiosas que removem as placas do lugar ou cavam os ninhos são ameaças”, esclareceu.

“Esse trabalho nos permite impedir que interferências externas danifiquem os ninhos ou impeçam o nascimento dos filhotes. Momentos como este em que conseguimos acompanhar o nascimento de todo um ninho com tantos filhotes, nos fazem respirar um pouco e ter certeza de que esse trabalho voluntário e em parceria com o CBMCE funciona e permite que esse espécie em extinção seja protegida”, declarou a bióloga Alice Frota.

Tocador de vídeo
00:00
00:58

Vidas alheias e riquezas salvar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.