Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros resgata serpente mais venenosa no Brasil em Itaitinga

 

Cobra coral: Corpo de Bombeiros resgata serpente mais venenosa no Brasil em Itaitinga

Cobra coral: Bombeiros Militares de Horizonte resgatam serpente mais venenosa no Brasil em Itaitinga

Corpo de Bombeiros resgata serpente mais venenosa no Brasil em Itaitinga. Na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Na tarde deste domingo (22), por volta das 14h30 os bombeiros militares de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

De acordo com as informações preliminares, “uma possível cobra coral, saiu debaixo do guarda-roupa para se esconder por trás da cabeceira da cama”, relatou o solicitante da ocorrência.

A princípio, solicitante estava muito temeroso e isolou o quarto até nossa chegada dos bombeiros militares.

Conforme o subtenente J. Wilson, “chegando no local, o solicitante isolou o quarto, pois na residência haviam crianças, procedimento preventivo adequado, pois sempre devemos manter distância de animais silvestres”, comentou o comandante do socorro.

O resgate

Assim sendo, utilizando equipamentos de proteção individual e de resgate de ofídios, a guarnição conseguiu resgatar a serpente coral verdadeira que se encontrava por trás da cabeceira da cama.

Atuaram no resgate, o subtenente J Wilson, o subtenente Adailton (COV), o cabo Pedrosa, o soldado Igor Moura e o soldado Levi. Na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06).

A serpente, sem ferimento aparente, foi devolvida ao seu habitat natural, longe de residências em área de proteção ambiental.

A Coral verdadeira

Popularmente nominadas de cobra-coral e/ou de coral, estas espécies de serpentes que apresentam padrão de anéis coloridos pelo corpo, ou mesmo apenas o corpo vermelho. Ao todo existem 32 espécies da família Elapidae (corais-verdadeiras) e 49 da família Dipsadidae (Falsas-corais), além de duas espécies da família Colubridae (Simophis rhinostoma e Rhinobothryum lentiginosum) e a Anilius scytale (Família Aniliidae).

Dentre as corais, costuma-se chamar de corais-verdadeiras aquelas que são peçonhentas e pertencentes à família Elapidae. A coloração vermelha presente nelas é uma forma de aposematismo – um mecanismo de defesa que consiste em uma coloração de advertência para potenciais predadores.

Acidentes

A cobra coral, apesar de conhecida pela neurotoxicidade, está envolvida em menos que 1% dos acidentes ofídicos notificados no Brasil, segundo ele, apesar do veneno potente e da coloração que inspira temor, as corais verdadeiras têm um temperamento e anatomia que minimizam as chances de acidentes, mas, mesmo assim, requerem cuidado.

Os acidentes com maior relevância epidemiológica na região ocorrem com serpentes do gênero Bothrops (jararacas), as quais respondem por aproximadamente 90% dos acidentes no Brasil. São serpentes de maior porte, maior ângulo de abertura bucal e dentes mais especializados, que utilizam o bote como um dos mecanismos de defesa e podem também ser encontradas na área urbana.

Prevenção

Sempre manter-se distante de animais silvestres. Considerando as corais venenosas das falsas corais, além de manter distância e o respeito por esses animais quando encontrá-los. Assim como, Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras.

O que devemos fazer?

Em caso de encontro com cobras em áreas urbanas, deve-se manter a distância e acionar quem possa preservar tanto a integridade física das pessoas quanto do animal.

A primeira coisa é ligar para os bombeiros por meio do 193.

Vidas alheias e riquezas salvar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que