Dia das Mães: Prefeitura e SMS destacam cuidados e afetos de mães profissionais e pacientes na rede municipal de saúde
Cuidado e afeto, essas são duas das muitas características compartilhadas pela maternidade e pelo ofício da saúde. Neste Dia das Mães, a Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) compartilham histórias de mulheres que batalham diariamente para conciliar o cuidados com seus filhos, suas carreiras e a gerência do lar.
Ana Estela Leite, titular da SMS, celebra a data parabenizando todas as mães de Fortaleza e relembrando que muitas profissionais da saúde estendem seu amor maternal ao cuidado desempenhado rotineiramente aos pacientes.
“Neste Dia das Mães, é importante lembrar que as mães são figuras fundamentais na distribuição de afeto, de amor, de carinho e acolhimento. Lembro também que nossas trabalhadoras da saúde, muitas vezes, reproduzem esses cuidados maternais com os pacientes, sempre tratando-os de maneira afetuosa e com todo o cuidado. Para você que é mãe, desejo um dia de muito amor próximo à família”, parabeniza a secretária.
Lúcia de Fátima, diretora executiva do Hospital Distrital Gonzaga Mota da Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra), é uma dessas profissionais da SMS que se desdobra e batalha todos os dias na missão da maternidade e no seu trabalho. Neste dia das mães, Lúcia de Fátima rememora o passado e aponta que sua principal missão é acolher bem as mães que dão à luz no seu hospital.
“Ser mãe é um desafio diário. Olhando para trás e vendo o que eu consegui, fico envaidecida. Dá muito orgulho de agregar o papel de mãe, o papel profissional e o papel de gestora. Comecei aqui, dezesseis anos atrás, como chefe de enfermagem e hoje, além de ter dois filhos formados, sou diretora executiva do Gonzaguinha da Barra. Ter esse coração de mãe é nossa maior missão aqui na maternidade. Nosso trabalho é acompanhar e dar boas condições de atendimento para essas mulheres que vêm aqui num momento tão delicado e frágil”.
Maria Lindomar Pessoa Silva é enfermeira da maternidade do Gonzaguinha da Barra. Neste Dia das Mães, a profissional quis destacar os cuidados necessários com bebês prematuros. Lindomar destaca o Canguru, técnica de assistência neonatal humanizada em que o bebê, gradativamente, é colocado em contato com a pele das mães e dos pais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.