Pular para o conteúdo principal

*Em dia de intensa mobilização, Câmara aprova piso salarial da Enfermagem*



_Presidente da frente parlamentar em defesa da categoria, Célio comemora resultado expressivo_


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 2564/20, que institui o piso salarial nacional da enfermagem. Presidente da Frente Parlamentar em defesa da categoria no Congresso Nacional, o deputado Célio Studart (PSD-CE) comemorou a expressiva vitória. O PL passou com 449 votos a favor e apenas 12 contra. A matéria segue para sanção presidencial. 


“Foi uma longa caminhada nesta Casa, entre reuniões, debates, grupo de trabalho. Enquanto estávamos em casa debatendo direitos, eles estavam colocando as suas vidas e de suas famílias em risco”, disse Célio na tribuna da Câmara ao se referir ao período da pandemia da Covid-19. 


Para o deputado, a enfermagem representa tudo que o país aplaudiu nos últimos anos. “É hora de fazer justiça, de dizer que a enfermagem merece respeito.  Agradeço a toda a enfermagem brasileira. Vocês são os nosso heróis”, completou em seu discurso. 


*MOBILIZAÇÃO NACIONAL*

Desde a manhã delegações vindas de várias partes do país estiveram na Câmara. Pela manhã, centenas  de profissionais da enfermagem lotaram a sessão solene em homenagem à categoria. Solicitado por Célio e outros parlamentares, o evento foi mais um ato de reconhecimento ao trabalho desempenhado por esses profissionais. 


De acordo com o projeto, o piso salarial da Enfermagem passa a ser de R$ 4.750, sendo 70% deste valor para os técnicos de Enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. O PL foi aprovado em novembro de 2021 por unanimidade no Senado.


O piso é uma demanda antiga da categoria, que sofre com baixos salários, cargas excessivas de trabalho e falta de dimensionamento. Célio tem sido um dos principais defensores da pauta na Câmara. Em dezembro do ano passado, dois dias após a chegada do PL à Câmara,  já apresentou o pedido de urgência ao projeto, o que permitiu a votação direta em Plenário, sem passar por quatro comissões. Aprovado com 458 votos em março deste ano, o requerimento deu mais agilidade ao processo, visto que o PL teria que passar por 4 comissões. 


Além disso, Célio foi o único parlamentar cearense que integrou o grupo de trabalho criado pela Presidência da Câmara para avaliar o impacto do piso.  O relatório final foi aprovado no final de fevereiro e estimou um custo anual de R$ 16,3 bilhões. O colegiado também identificou a existência de 1,3 milhão de profissionais de Enfermagem ativos no país.


De acordo com o documento do GT, o valor do custo anual representa um acréscimo de apenas 2,02% da massa salarial anual das organizações contratantes e cerca de 2,7% do PIB da Saúde do país em 2020. Significa, ainda, cerca de 4,8% do faturamento dos planos e seguros de saúde em 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.