Pular para o conteúdo principal

*ESPETÁCULO CO.VIL OCUPA O THEATRO JOSÉ DE ALENCAR NOS DIAS 13 E 14 DE MAIO*

 


_Com direção de Juliana Veras, a montagem tem dramaturgia desenvolvida e criada coletivamente pelo elenco, que fez parte do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), em 2019_


O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe nos dias 13 e 14 de maio, o espetáculo de teatro “Co.VIL”. A montagem tem direção de Juliana Veras, com dramaturgia desenvolvida e criada coletivamente pelo elenco, que fez parte do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), em 2019. A apresentação, com proposta itinerante, ocupa diversos espaços do equipamento, como o jardim, saguão, porão e também o palco principal. As sessões acontecem às 19h (sexta) e às 18h30 e 20h (sábado). 


O espetáculo “Co.VIL” tem como objetivo fazer uma análise sobre a opressão velada das relações, com um olhar direcionado para as diferentes camadas da sociedade. Na sinopse, em um futuro pós-apocalíptico, onde a água é escassa, um coletivo de ratos-intérpretes explora poeticamente denúncias inflamadas, evocando temas político-sociais que são silenciados e invisibilizados no Brasil de hoje. 


Para a diretora Juliana Veras, a premissa da peça é estabelecer um jogo cênico que envolve quem assiste, transportando o espectador para a cena, a fim de aguçar a sua capacidade reflexiva. "”Co.VIL” é uma vivência musical-teatral-ritual que nos leva ao êxtase dos questionamentos: o que diabos estamos fazendo com este planeta, a quem estamos obedecendo, o que estamos protegendo, o que precisa ser reconfigurado." explica.


Parte da cenografia do espetáculo é composta por cerca de duas mil garrafas plásticas de água, coletadas pelo próprio elenco nas ruas do Centro de Fortaleza. As garrafas materializam na cena a própria poluição plástica da cidade, que se mistura às camadas poéticas do espetáculo.


*Pré-pandemia*

A segunda exibição de “Co.VIL” aconteceu em março de 2020, poucos dias antes de ser decretado lockdown na cidade de Fortaleza por conta da pandemia do novo coronavírus. A peça foi a última apresentação do Theatro José de Alencar antes do fechamento temporário imposto pela Covid-19. 


“Estávamos aqui pouco antes da doença que nos tirou amigos, conhecidos e familiares fechar tudo, agora estamos voltando pouco depois das coisas terem acalmado e estarmos, aos poucos, voltando às nossas rotinas. Para nós, foi muito difícil ficar longe do teatro, por isso estamos muito animados para essa volta”, comenta Tayná Pantoja, atriz do elenco.


Neste fim de semana, será a quarta vez que o espetáculo estará em cartaz no TJA.


*Serviço*

Espetáculo “Co.VIL” 

Sinopse: Em um bairro periférico de uma cidade apocalíptica, a vida e a esperança resistem. O lugar serve como descarga para o lixo proveniente do bairro central: uma bolha artificial de riqueza e consumo em meio a um mar de lixo e miséria. Ali, na sua sala de jantar, uma família celebra o natal.


Dias: 13 e 14 de Maio

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Sessões: 19h (sexta); 18h30 e 20h (sábado) 

Duração: 45 min

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: Vendas antecipadas no site da Sympla. Vendas na bilheteria do teatro (espécie/Pix) disponível uma hora antes de cada sessão. https://www.sympla.com.br/espetaculo-covil__1563891

Protocolos: É obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, acompanhado de documento oficial com foto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.