Pular para o conteúdo principal

FCPC faz reunião com equipe da Rádio Universitária e garante independência editorial da emissora

 Representantes da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da administração superior da Universidade Federal do Ceará realizaram reunião, na manhã desta segunda-feira (23), com a equipe da Rádio Universitária FM (RUFM) para discutir os próximos passos da emissora.

O assessor executivo da FCPC, Fernando Xavier, assegurou que a independência editorial da rádio está garantida. “Independência é inegociável”, afirmou ele. Declaração que vai ao encontro do compromisso assumido pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque: “A emissora manterá sua liberdade como razão primeira de sua existência. Tanto não aceito censura que quem mais ‘apanhou’ na rádio fui eu e nunca interferi nem me posicionei contra, apesar de me sentir injustiçado. Mas não podemos impedir a modernização administrativa da rádio”.

Imagem: Cerca de dez pessoas em uma sala da Rádio Universitária, sentadas em cadeiras dispostas em formato de semicírculo; ao lado há móveis com computadores e outros equipamentos de trabalho da equipe da emissora (Foto: Viktor Braga/UFC)
O assessor executivo da FCPC, Fernando Xavier (de branco, à esquerda), conversou com a equipe da rádio sobre os próximos passos da emissora (Foto: Viktor Braga/UFC)

A reunião ocorre após a saída do Prof. Nonato Lima da direção da emissora, após 15 anos à frente da RUFM, onde desempenhou um importante papel na construção de uma rádio pública comprometida com a pluralidade de ideias, a cidadania, a cultura e a ciência. Ele também foi coordenador de Comunicação e Marketing da UFC de novembro de 2012 a fevereiro de 2020 e é professor do Curso de Jornalismo da UFC.

Uma proposta apresentada no encontro foi a formação de um comitê executivo para a RUFM, que inclusive teria assento no Comitê da FCPC. Esse comitê da rádio seria formado por outros dois, um de programação e outro administrativo, com servidores da RUFM, para debater as medidas a serem adotadas. A sugestão é promover uma simplificação administrativa e organizacional por meio de um debate coletivo.

Fernando Xavier defendeu ainda que, dada a história e a qualidade da programação da RUFM, se busque captar recursos por meio de apoio cultural a fim de realizar investimentos na própria rádio.

A coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, avaliou como necessário apresentar para a sociedade qual o papel da rádio, que não se confunde com o de assessoria da Universidade. Ela antecipou que esse assunto também estará presente nas discussões sobre a Política de Comunicação da UFC, que estão em andamento, e sugeriu ainda a realização de pesquisas com o público da emissora. “A gente precisa ouvir o que as pessoas pensam da rádio”, comentou.

Também participaram do encontro o coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, Norton Falcão, e o jornalista da FCPC, Fernando Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que