Pular para o conteúdo principal

“Ioiô Itinerante”: Bode Ioiô chega para visitação gratuita, de 4 a 20 de maio, no Theatro José de Alencar

 

A atração permanecerá de terça a domingo, na Sala Izaíra Silvino (Foyer); no dia 7 de maio, acontece também o último ensaio da Iracema Big Band

O bode mais famoso e mais querido do Ceará está prestes a chegar ao Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A ação integra a programação do projeto “Ioiô Itinerante”, que marca o centenário da eleição a vereador do Bode Ioiô e o aniversário de 90 anos do Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Centro).

Do dia 4 ao dia 20 de maio, no mesmo horário das tradicionais “Visitas Guiadas” ao TJA, quem vier ao equipamento poderá encontrar-se com o Bode Ioiô, que ficará em exposição na Sala Izaíra Silvino (Foyer) nos seguintes dias/horários: de terça a sexta, às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h; aos sábados e domingos, às 14h, 15h e 16h.

Para conhecer de perto o querido caprino cearense, a entrada é gratuita. Porém, se o visitante optar por uma Visita Guiada completa aos espaços que compõem o Theatro José de Alencar (Palco Principal, Jardim de Burle Marx,Anexo CENA, etc)), o valor da entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – forma de pagamento somente em espécie.

Seguindo os atuais protocolos em relação à covid-19, faz-se necessário apresentar na entrada somente o comprovante de vacinação completa (mínimo de duas doses); o uso de máscaras de proteção passa a ser facultativo em todos os ambientes do TJA.

Iracema Big Band

No dia 7 de maio, das 9h às 12h, acontece também o último ensaio no TJA da Iracema Big Band. Unindo instrumentos de sopro e percussão, num repertório que é puro suingue, de Glória Gaynor a Beatles, de Fela Kuti a Doces Bárbaros, a Iracema Big Band é a responsável por puxar o bloco Iracema Bode Beat em cortejo pelas ruas da Cidade, principalmente nos períodos de Pré e Carnaval alencarinos. O ensaio é aberto para quem quiser juntar-se à banda. Se você quiser chegar com seu instrumento, a hora é essa!

Ioiô Itinerante

Com uma série de atividades como mesas-redondas, exposições, cortejo, oficinas, experimentações artísticas e palestras, para celebrar as efemérides, o programa “Ioiô Itinerante” teve início no dia 9 de março e estende suas ações até maio. A programação acontece em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e o Museu da Cultura Cearense (MCC), museus que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC); o Sobrado Dr. José Lourenço; o Theatro José de Alencar; o Cineteatro São Luiz; e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará.

Bode Ioiô

Personagem da cidade de Fortaleza, o Bode Ioiô ganhou o mundo com sua história inusitada. Ganhou fama quando foi eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato de protesto da população. Conta a memória de Fortaleza que o caprino tinha livre trânsito pela cidade, sem ser incomodado pelos fiscais da Intendência, adentrando vários estabelecimentos comerciais, sobremaneira os Cafés, onde desfrutava do carisma de muitos e de vários tipos de regalias. O fato tem sido narrado por muitos memorialistas da cidade e mesmo por viajantes.

Após seus anos finais, o animal chegou a ganhar necrológios em alguns dos jornais locais e seu dono providenciou para que fosse empalhado, sendo então doado ao recém-criado Museu Histórico do Ceará – que se tornou o Museu do Ceará -, onde até hoje se encontra e nunca saiu de exposição, contrariando a opinião de muitos à época, de que um bode sertanejo nunca deveria figurar ao lado das “personalidades ilustres” da História de nosso estado. O personagem também foi tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti em 2019 e tem inspirado muita gente ao longo de sua história.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933 com a denominação de Museu Histórico do Ceará. A instituição é sediada no Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império. A edificação foi tombada pelo seu valor histórico e arquitetônico em 28 de fevereiro de 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O Museu do Ceará conta com 13 mil peças em seu acervo.

Atualmente, o Museu do Ceará está com visitas suspensas por conta da necessidade de restauro, requalificação e modernização do equipamento cultural. A obra conta com recursos do tesouro estadual e do edital de chamamento para seleção de projetos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A conclusão da obra está programada para 2023. Enquanto isso, o Museu do Ceará estará realizando ações itinerantes e online.

Serviço

Bode Ioiô no TJA

Data; de 4 a 20 de maio

Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer), do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Visitação: de terça a sexta, às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h; aos sábados e domingos, às 14h, 15h e 16h

Entrada franca

* Obrigatória a apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses), acompanhado documento oficial com foto

Ensaio da Iracema Big Band

Data: 7 de maio (sábado), das 9h às 12h

Local: Praça Mestre Boca Rica/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.