Pular para o conteúdo principal

Projeto seleciona, até 30 de junho, voluntários com depressão para pesquisa sobre hábitos alimentares e obesidade

 Pessoas com depressão, com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam, no mínimo, 9 anos de escolaridade e não apresentem demência, câncer e outras doenças descompensadas podem se inscrever para a triagem de voluntários do projeto Adicção por Alimentos e Obesidade em Pacientes Deprimidos: Prevalência, Correlatos Psicopatológicos e Desregulação Afetiva, da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará. O formulário on-line segue ativo para formação da lista de interessados até 30 de junho.

Imagem: O voluntário responderá a questionários sobre a saúde mental e física e realizará  medidas de peso, altura, cintura e quadril (Imagem: reprodução da internet)
O voluntário responderá a questionários sobre a saúde mental e física e realizará medidas de peso, altura, cintura e quadril (Imagem: reprodução da internet)

O coordenador da pesquisa, Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED, informa que "serão estudados comportamentos alimentares, sobretudo aqueles envolvendo a ingestão de processados e ultraprocessados, e verificada a proporção de obesidade em pacientes com depressão". Além disso, entram na avaliação outros aspectos de saúde mental, como humor, ansiedade, percepção do estresse e regulação emocional. "A pesquisa contribuirá para a investigação desses temas no contexto da depressão e estimulará o monitoramento dos padrões alimentares e ganho de peso nos serviços de saúde mental", acrescenta o pesquisador.

TRIAGEM – Os interessados devem ler cuidadosamente as informações do formulário e responder às perguntas. A equipe, então, irá conferir as respostas on-line e convidará para avaliação presencial os potencialmente elegíveis por ordem de inscrição. Eles deverão comparecer ao Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) em data a ser programada.

Os que não puderem ser chamados receberão mensagem informativa constando locais onde podem buscar atendimento em saúde mental no SUS em Fortaleza, bem como sites onde obter informações confiáveis sobre depressão.

A possibilidade de inclusão no estudo será confirmada na avaliação no Serviço de Psiquiatria, e o voluntário receberá todos os esclarecimentos necessários antes de assinar o termo de consentimento.

ATENDIMENTO – O coordenador informa que os procedimentos da pesquisa serão realizados em única ocasião, com duração de 60 a 90 minutos. Nesse encontro presencial, o participante da pesquisa responderá a questionários sobre a saúde mental e física e realizará medidas de peso, altura, cintura e quadril.
Os voluntários se beneficiarão do acompanhamento psiquiátrico e receberão, por e-mail, material educativo sobre manejo do estresse e alimentação saudável.

A pesquisa foi contemplada com financiamento do edital PPSUS 2020 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário. O estudo se iniciou em 2021 e a previsão é que seja concluído em março de 2023.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail app.huwc@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que