Pular para o conteúdo principal

Qualificação profissional e empreendedorismo feminino





Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE) aponta que a porcentagem de brasileiras a procura de vagas em 2021 foi de 16,4%, o equivalente a 7,5 milhões de pessoas. Em 2020, o índice médio anual de desemprego foi de 13,2%. O mesmo estudo mostra que a taxa de inserção das brasileiras no mercado de trabalho está em 51,5% e a dos homens é de um pouco mais de 71%, revelando que a presença da mulher é 20% inferior. Além disso, em 2019, a taxa de participação era de 54,3%, revelando que a pandemia afetou e ampliou essa desigualdade.  

Diante desse cenário competitivo e em busca da autonomia financeira e do empoderamento em suas casas e vidas, há mulheres que investem na qualificação profissional para montar seu próprio negócio, como as ex-alunas do Senac Ceará, Isabela Castro e Maria Estefânia de Lima.  

Isabela foi uma das mulheres que perdeu o emprego na pandemia. “Tudo mudou na minha vida depois que eu fiz os cursos no Senac. Eu aprendi que ser um profissional qualificado exige estudo dentro e fora da cozinha. Isso faz toda a diferença! ”, diz Isabela Castro, que fez os cursos de Bolos e Tortas; de Chocolate e Ovos de Páscoa; e o de Confeiteiro. Ao ficar desempregada, decidiu investir na marca Da Isa Cakes e hoje faz doces, bolos e tortas por encomenda, além de fornecer para empresas, principalmente em datas comemorativas.  

A Maria Estefânia de Lima trabalhava em confecções, com corte e costura, para compor o orçamento familiar, junto com seu marido. Fez curso de Modelista, em 2020, no Senac Reference para ampliar seus conhecimentos e poder modelar também. Atualmente, faz roupas femininas e acessórios – como bolsas e nécessaires – divulga seu trabalho pelas redes sociais, atende suas clientes em casa e também vende em feiras.  

Hoje ela participa de uma associação de artesãs, formada por mulheres que, em sua grande maioria, tem como única fonte de renda essa atividade. Em parceria com a iniciativa privada, elas desenvolveram um projeto de loja itinerante para comercializar seus produtos e estão produzindo peças de roupa a partir do reaproveitamento de tecidos (upcycling).   

Cursos 

                Para quem está buscando se qualificar profissionalmente, o Senac Ceará oferta cursos que vão desde a formação básica até a graduação tecnológica. Atualmente, está com inscrições abertas para turmas nas áreas de Gastronomia, Moda, Beleza, Comércio, Saúde e Tecnologia da Informação. Mais informações e inscrições no site https://cursos.ce.senac.br/. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.