Pular para o conteúdo principal

Sindjorce e Fenaj repudiam violência contra jornalistas em escola estadual em Caucaia

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público repudiar o episódio de cerceamento ao livre exercício profissional da categoria, ocorrido na última sexta-feira (06/05), com a equipe da TV Verdes Mares na EEEP Profa. Marly Ferreira Martins, em Caucaia.

Os profissionais, um repórter e um repórter cinematográfico, estavam noticiando a denúncia de que haveriam bichos (larvas) no lanche escolar, quando uma pessoa (ainda não identificada pela Secretaria Estadual de Educação) começou a agredir verbalmente a equipe. O agressor chegou, por duas vezes, a empurrar a câmera da reportagem. Além disso, o sujeito xingou os profissionais de “bostas e sensacionalistas”.

Para o Sindjorce e a Fenaj, é inadmissível que profissionais sejam atacados e ameaçados ao realizar seu trabalho, em um claro movimento de intimidação. É revoltante que esse episódio, inclusive, tenha se dado em uma repartição pública, que deveria primar pelo respeito ao livre trabalho da imprensa.

É premissa fundamental do Estado Democrático de Direito, no qual deve imperar o respeito à dignidade da pessoa humana, o livre exercício do jornalismo e a liberdade de expressão. Diante disso, as entidades esperam que a Secretaria de Educação do Ceará tome as medidas cabíveis para reparar as violações ao exercício profissional dos jornalistas e que situações como essa não voltem a acontecer.

O Sindjorce e Fenaj acrescentam que se dirigirão formalmente ao Governo do Estado para lembrar que impedir o livre exercício do Jornalismo é um atentado contra o direito humano fundamental da sociedade de ser informada. Práticas de impedimento ao trabalho dos operários e das operárias da notícia são características de regimes totalitários e deve ser amplamente combatido por todos os segmentos sociais.

Neste momento, inclusive, Sindjorce e Fenaj lutam pelo estabelecimento de um protocolo estadual de segurança para os profissionais da comunicação do Estado, para que casos dessa natureza sejam não só enfrentados e investigados com rigor, mas também preventivamente combatidos. O Ceará tem registrado número recorde de violência contra jornalistas e à liberdade de imprensa. Esta situação não pode prosperar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.