Pular para o conteúdo principal

SME realiza formação de 500 profissionais na plataforma Google Workspace for Education

 Professores da Rede

Participam da formação professores, técnicos e coordenadores da Rede Municipal

Fortaleza segue as tendências do ensino em sala de aula e tem inserido as tecnologias digitais à rotina escolar. Mais um passo foi dado neste sentido na segunda-feira (02/05), quando a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou a segunda formação de 500 profissionais das unidades municipais para o uso da plataforma Google Workspace for Education. A iniciativa integra a capacitação Move to Google!, iniciativa realizada por meio da GetEdu, instituição parceira do Google.

A capacitação presencial segue até sexta-feira (06/05) e prosseguirá durante os meses de maio, junho e agosto, contando com oito encontros remotos e mais 40h de atividades via Google Classroom. Voltada para a implantação das salas de Inovação Educacional, a formação tem o objetivo de capacitar os profissionais que vão atuar nesses ambientes. Participam professores, técnicos e coordenadores lotados nas 100 escolas que vão receber as novas salas este ano.

A Sala de Inovação Educacional tem o intuito de proporcionar o acesso às tecnologias e vem sendo implantada nas unidades escolares desde o ano de 2020. Na primeira etapa foram implantadas em 100 escolas. Neste segundo momento, outras 100 unidades estão recebendo o espaço. O que totalizará 200 salas deste tipo na Rede Municipal. Estes espaços possuem ambiente agradável e acolhedor e contam com design específico e equipamentos novos, como chromebooks.

O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, lembra que este movimento de inovação digital se intensificou com a pandemia da Covid-19, quando foi necessário estabelecer o ensino remoto. Desde então, a Rede Municipal continua a investir no ensino inovador e conectado. “As salas de Inovação Educacional são só o começo de muita coisa grande e diferenciada que a Rede Municipal pretende continuar investindo, com o intuito de promover inclusão digital e conectividade às nossas unidades. Sabemos que temos desafios, mas todos somos agentes de transformação”, observa.

Abertura da formação
Abertura da capacitação Move to Google! ocorreu na segunda-feira (02/05)

Habilidades digitais

A formação Move to Google! foi desenhada para que professores e demais profissionais conheçam o potencial dos aplicativos da plataforma e utilizem em sala de aula. O professor Danilo Magalhães, da Escola Municipal Dom Manuel da Silva Gomes, no Bom Futuro (Distrito 4), é um dos participantes da turma de 2022 e acredita que a formação será uma oportunidade de aprofundar conhecimentos.

“A inovação digital é uma demanda do futuro, temos que acompanhar. Abrir este espaço e começar estas formações com profissionais da Rede Municipal já é olhar para frente. Vai ser muito bom”, comenta Danilo, que acrescenta a importância dos participantes replicarem os conhecimentos adquiridos com os colegas da escola.

Com 10 anos de jornada em sala de aula, o professor Kennedy Felix, da Escola Municipal Professor José Militão de Albuquerque, no Conjunto Ceará (Distrito 3), diz que a formação vai qualificar profissionais e prepará-los para este momento de inovação digital. “A sala de Inovação Educacional vai mudar a dinâmica de aprendizado na escola. Acredito que vai incentivar também os alunos a fazerem pesquisas. No caso da Geografia, disciplina que leciono, vai ser um momento de irmos para o digital e ampliar o olhar dos mapas, por exemplo”, avalia.

Depois do período de ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19, a educadora Mayara Moreira, da Escola Municipal José Carlos da Costa Ribeiro, no Quintino Cunha (Distrito 3), percebeu na prática como as tecnologias são fundamentais para a educação. “Acho que a formação vem para a gente aprender as ferramentas e se apropriar disso. A tecnologia gera interesse nos alunos… então a ideia é propor metodologias novas a partir do digital”, observa.

Google para Educação

A plataforma Google Workspace for Education é um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google adaptados para escolas e organizações de educação domiciliar. Ele viabiliza a colaboração, simplifica o ensino e permite que os alunos aprendam com segurança. A plataforma está disponível no mundo todo para instituições de ensino qualificadas. Para saber mais, Google Workspace for Education.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.