Pular para o conteúdo principal

Solenidade alusiva ao Dia do Jornalista destaca valor da liberdade de imprensa

 A função social do jornalista no exercício da democracia foi ressaltada nesta terça-feira (10/05), em sessão solene alusiva ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril. Proposto pelo deputado Leonardo Araújo (MDB), com subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB), o evento ocorreu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

O deputado Leonardo Araújo assinalou que a liberdade de imprensa é um valor muito caro ao exercício da democracia e destacou que os jornalistas integram uma classe essencial ao estado democrático de direito. “A formação e exercício da profissão de jornalista varia de país para país, mas em todos o jornalista é compromissado com a verdade e a construção do estado democrático, participativo, inclusivo e bem estruturado, já que ele é o responsável direto pela comunicação de um povo”, acentuou.

“Por mais desafiadora que seja nossa realidade, esta é uma data em que devemos celebrar a nossa capacidade coletiva de resiliência e de reafirmar nosso espírito de ação conjunta para busca de ações capazes de garantir melhores condições para a atuação dos jornalistas”, ressaltou Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Ele também comentou diversas ações efetivadas em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e salientou que a ACI está desenvolvendo uma proposta de protocolo de segurança para comunicadores cearenses durante a cobertura das eleições deste ano.

Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), enfatizou princípios éticos e deontológicos que norteiam a profissão. “Ser jornalista é buscar entender a realidade para possibilitar que outros a entendam, é verificar os fatos para que opiniões pessoais não prevaleçam, é ouvir os que têm e não têm voz e levar para a esfera pública a diversidade de opiniões”, elencou. O presidente do sindicato reforçou ainda a necessidade de proteger os trabalhadores mais precarizados e de combater a desinformação com informação de qualidade.

Samira de Castro, segunda vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e diretora de comunicação do Sindjorce, comentou os constantes ataques a jornalistas, citando o assassinato do comunicador cearense Givanildo Oliveira, blogueiro e dono do canal virtual de notícias Pirambu News. “Quando você agride um jornalista, você está atacando o direito da sociedade de se informar e está contribuindo para corroer os pilares do estado democrático de direito”, avaliou. Samira também criticou a precarização do trabalho, com reduções salariais e ampliação da carga horária, o que, segundo ela, deve ser combatido com “mais união, mais unidade e mais organização”.

HOMENAGEADOS

Receberam homenagens os jornalistas José Anderson Freire Sanders, Angela Maria Marinho Pereira, Emília Augusta Furtado Pamplona Bedê, Helena Martins Rêgo Barreto, Déborah Christina Marques Ferreira Lima, Salomão de Castro, Rafael Mesquita, Samira de Castro, Eliomar de Lima, João Paulo Monteiro, Tina Holanda, Sérgio Machado, Flávio Pinto, Moraes Filho e Carmina Maria Feitosa Dias.

Foram agraciados com homenagens in memoriam os jornalistas Gilmar de Carvalho, Emanuel Carlos da Silva e Agostinho Gósson.

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de abril e foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931, como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Batista Líbero Badaró.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.