Pular para o conteúdo principal

3º Prêmio Sintaf de Jornalismo será lançado nesta terça, às 18h, na BECE

  O Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) lançará no próximo dia 2 de setembro, a partir das 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), a 3 ª edição do Prêmio Sintaf de Jornalismo (SintafJor) . Profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo do Ceará estão convidados a participar da solenidade, que tem por tema  “Presente e futuro do fisco: construindo cidadania e justiça fiscal” . O objetivo do Prêmio é valorizar e reconhecer trabalhos produzidos por profissionais da imprensa cearense e por estudantes de jornalismo que evidenciem o compromisso social da atividade fazendária, a partir do trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), em suas múltiplas atividades. A 3ª edição do SintafJor distribuirá  mais de R$ 40 mil em prêmios  e traz duas grandes novidades: o aumento no valor destinado aos 1º e 2º lugares e a inclusão da premiação para os 3º lugares em todas as categorias – Texto, Áudio, Vídeo e Universitário...

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina humana

 Medida Provisória sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro já é realidade nos cartórios do país 

 

A certidão de nascimento com o número do CPF está disponível nos cartórios no formato online há quase 10 anos. Mais recente e bem antes da pandemia da Covid-19, a plataforma da Central Eletrônica de Registros Imobiliários do Ceará (CERICE) passou a facilitar a vida das pessoas com menos burocracia, além de reduzir a emissão de papéis em 90%. Realidade em 95% dos serviços por meio digital, a Medida Provisória nº 1085, de 27 de dezembro de 2021, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (28 de junho) - Lei 14.832 -, e publicada na mesma data no Diário Oficial da União (DOU), cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP). A principal novidade desta nova plataforma fica por conta da centralização dos pedidos.


Com mais de 300 emendas, o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados por 366 parlamentares contra oito. Os 12 vetos presidenciais não alteram o objetivo principal do SERP, que prevê a unificação dos dados nos mais de 13 mil cartórios no país, dos quais cerca de 640 somente no Ceará, até o dia 31 de janeiro de 2023. A nova plataforma terá que ser custeada pelos cartórios por meio do Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (FICS) e operada a nível nacional por uma pessoa jurídica sem fins lucrativos. Caso não faça adesão ao SERP, o cartório terá que adotar infraestrutura própria capaz de se comunicar com a plataforma e demais cartórios, uma vez que essa interconexão será obrigatória.


O tema da MP nº 1085, inclusive, foi abordado neste mês de junho pelo presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cícero Antônio Segatto Mazzutti, durante entrevistas para a imprensa local. “Os cartórios vem avançando muito na informatização e virtualização dos procedimentos e a adesão das pessoas, tanto pela facilidade, agilidade, ganho de tempo e segurança, na parte do Registro de Imóveis o serviço eletrônico, já contabiliza mais de 350 mil atendimentos online nos últimos três anos no estado”, reforça Cícero. O Ceará é um dos 14 estados da federação que aderiram à plataforma digital e vem trabalhando nesse formato desde abril de 2019. “A tendência é que os cartórios sejam grandes vetores para auxiliar a economia e o desenvolvimento econômico, além da desburocratização para todos que necessitam do serviço”, completa o presidente em exercício da Anoreg-CE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.