Pular para o conteúdo principal

PMCE realiza 236 conduções e apreende 48 armas durante o fim de semana no Ceará

  Polícia Militar do Ceará (PMCE) têm intensificado as ações de enfrentamento à criminalidade em todo o estado. Durante os dias 24 e 26 de outubro, policiais militares conduziram 236 pessoas suspeitas de envolvimento em delito e apreenderam 48 armas de fogo. Os trabalhos policiais foram registrados em diversas regiões do Ceará. Ao longo dos últimos três dias, 236 pessoas foram conduzidas para unidades policiais, sendo 174 por flagrante delito, 16 em cumprimento de mandados de prisão, 31 para lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 14 por atos infracionais análogos a crimes. Uma ocorrência por mandado de natureza cível também foi registrada. Ainda no mesmo período, as forças policiais apreenderam 48 armas de fogo, sendo 16 na sexta-feira (24), 15 no sábado (25) e 17 nesse domingo (26). Operação Atena Na execução da “Operação Atena”, com foco no reforço da segurança e no combate à criminalidade, foram efetuadas seis prisões, onze veículos foram recuperados e 13 oco...

BPEsp da PMCE mantém acompanhamento de vítimas LGBTQIA+ em parceria com centros de referência

 Firmado entre fevereiro de 2022, um acordo entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com os Centros de Referência Estadual e Municipal LGBT+ Thina Rodrigues e Janaína Dutra, respectivamente, permite o acompanhamento, realizado por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), de vítimas LGBTQIA+ no Estado.

Com quatro meses de parceria, as vítimas seguem recebendo acompanhamento de composições do BPEsp da PMCE. “Esse trabalho é contínuo. As vítimas recebem visitas de policiais militares do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv), que escutam as demandas das vítimas e articulam, com uma rede de apoio, possíveis soluções para os conflitos. O acompanhamento é contínuo, até a situação de vulnerabilidade ser totalmente superada”, explica o major comandante do BPEsp, Messias Mendes.

Segundo o comandante, até o momento, os atendimentos realizados por meio da parceria têm, como perfil das vítimas, pessoas trans com idade média de 30 anos, que passaram por situações de violência doméstica ao terminar um relacionamento. O major da PMCE, Messias Mendes, lembra que apesar da semelhança, cada situação é individual. “Esse fluxo possibilita ao policial militar, que já passa por uma formação diferenciada, um olhar mais direcionado para a situação. Caso um familiar ou um vizinho não aceita a orientação sexual do jovem LGBTQIA+, por exemplo, podemos mediar aquele conflito. Tudo o que queremos é evitar a vulnerabilidade. Com essa parceria, temos chances de reduzir novos episódios de violência”.

O trabalho do BPEsp da PMCE é iniciado a partir de denúncias recebidas pelos centros de referência estadual e municipal. As entidades acionam o Batalhão, que encaminha policiais militares para um atendimento humanizado. O acompanhamento inicial é feito entre 24 e 48 horas após o acionamento, por policiais militares do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência, um dos grupos do comando especializado.

Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias

Também com quatro meses de criação, o Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias mantém uma rotina de reuniões mensais, com todos os representantes do grupo, para discutir inquéritos e sugerir estratégias de monitoramento de crimes violentos contra vítimas LGBTQIA+ à SSPDS. Representando a Polícia Militar do Ceará, participa do Observatório, o comandante do BPEsp, major Messias Mendes. “Esses estudos são interessantes, ajudam o Estado a pensar em protocolos de atuação das Forças de Segurança do Ceará, para que essas se tornem mais inclusivas e atentas às demandas dessas pessoas”, explica.

Serviço

WhatsApp do GAAV- BPEsp da PMCE: (85) 98902-3372
Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues: (85) 98993-3884

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.