Pular para o conteúdo principal

Campus da UFC em Crateús inaugura oficialmente os laboratórios Engine Lab e Mandacaru.dev

 O campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús inaugurou oficialmente, na quinta-feira (9), os novos laboratórios Engine Lab e Mandacaru.dev.

Na cerimônia de inauguração, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância dos novos espaços. “É com justa felicidade que volto ao nosso campus em Crateús para inaugurar duas unidades fundamentais para ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade”, disse.

Imagem: Fachada do Campus da UFC em Crateús
Campus da UFC em Crateús (Foto: Viktor Braga/UFC)

Durante o evento, o gestor apresentou um balanço de seu mandato à frente da Reitoria e citou, como exemplo, a conclusão de 53 obras que antes estavam paralisadas. Ele também abordou ações como: melhoria da UFC em rankings internacionais; conquista de 29 novas patentes; obtenção de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII); inclusão digital de estudantes durante a pandemia de covid-19; inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação; desenvolvimento do capacete Elmo em 87 dias (em parceira com outras instituições); participação no projeto de hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém, entre outras. "Nós temos potencial, precisamos acreditar na nossa Universidade”, defendeu Cândido.

Imagem: Pessoas sentadas em cadeiras no auditório, com uma mesa de autoridades adiante
Durante cerimônia, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, fez uma prestação de contas da gestão (Foto: Viktor Braga/UFC)

De acordo com o diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Lívio Freire, os equipamentos instalados nos laboratórios são de última geração, fruto de financiamento obtido na iniciativa privada. “Certamente [esses espaços] vão contribuir para pesquisa e desenvolvimento no campus, em especial em parceria com empresas e instituições”, afirmou.

Confira mais imagens das inaugurações no Flickr da UFC

Imagem: Mesas e computadores do laboratório Mandacaru.Dev
Laboratório Mandacaru.dev tem o objetivo de oferecer capacitação em tecnologia da informação (Foto: Viktor Braga/UFC)

MANDACARU.DEV – O laboratório tem o objetivo de ser um programa de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras. “A gente tem ofertado periodicamente módulos [de cursos] que cobrem assuntos envolvendo tecnologia e inovação”, explicou o coordenador do projeto, Prof. Allyson Allex Araújo. Segundo ele, as aulas ocorrem nos modos síncrono e assíncrono.

Além disso, essa é uma oportunidade para os estudantes dos cursos de graduação de todos os campi da UFC desenvolverem soluções para empresas do mercado financeiro, facilitando a inserção deles nesse campo de trabalho. O Mandacaru.dev foi construído com o apoio da B3 (Bolsa do Brasil), a BLK Sistemas Financeiros e a PDtec.

Confira também matéria da UFCTV sobre os novos laboratórios:

ENGINE LAB – Esse é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento especializado em engenharia de software e sistemas e em inteligência artificial. “Atualmente atuamos em parceria com empresas privadas para construção de soluções que utilizam sistemas inteligentes, computação em nuvem e computação em bordo”, informou o coordenador do Engine LAB, Prof. André Meireles.

Imagem: Reitor, pró-reitores e professores do Campus de Crateús posando para foto em frente ao laboratório Engine Lab
Na foto, da esquerda para a direita: vice-diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Wagner de Lima; diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Lívio Freire; pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; pró-reitora de Extensão, Profa. Elizabeth Daher; reitor Cândido Albuquerque; coordenador do Engine Lab, Prof. André Meireles; pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)

Entre as atividades já realizadas, está o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento, integração e informatização de protocolo de transfusão de sangue no Instituto Dr. José Frota; e a criação de um sistema de detecção automática de quedas com foco em pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. O laboratório foi criado em parceria com a empresa chinesa Huawei.

ENCONTRO COM A COMUNIDADE ACADÊMICA – No período da tarde, houve um momento de encontro com a comunidade acadêmica no campus, no qual foram ouvidas sugestões de melhorias, entre elas a adequação do espaço físico e o aperfeiçoamento da Internet. O reitor garantiu que conversaria com as equipes responsáveis em busca de soluções.

Foram apresentadas ações de extensão, planejamento, administração, relações internacionais, empreendedorismo e inovação pelos seguintes pró-reitores: Profa. Elizabeth Daher (Extensão), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional) e Prof. Almir Bittencourt (Planejamento e Administração).

Imagem: Reitor conversa com professores no Laboratório de Geologia; na mesa, frente a eles, amostras de rochas
Laboratório de Geologia Geral do Campus da UFC em Crateús (Foto: Viktor Braga/UFC)

A comitiva visitou os laboratórios inaugurados e outros espaços do campus, como os laboratórios de Geologia Geral, de Informática e de Materiais de Construção Civil.

Também participaram do evento o vice-diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Wagner de Lima, e a chefe do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Cláudia Lordão, que conduziu o evento junto com a equipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que