O campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús inaugurou oficialmente, na quinta-feira (9), os novos laboratórios Engine Lab e Mandacaru.dev.
Na cerimônia de inauguração, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância dos novos espaços. “É com justa felicidade que volto ao nosso campus em Crateús para inaugurar duas unidades fundamentais para ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade”, disse.
Durante o evento, o gestor apresentou um balanço de seu mandato à frente da Reitoria e citou, como exemplo, a conclusão de 53 obras que antes estavam paralisadas. Ele também abordou ações como: melhoria da UFC em rankings internacionais; conquista de 29 novas patentes; obtenção de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII); inclusão digital de estudantes durante a pandemia de covid-19; inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação; desenvolvimento do capacete Elmo em 87 dias (em parceira com outras instituições); participação no projeto de hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém, entre outras. "Nós temos potencial, precisamos acreditar na nossa Universidade”, defendeu Cândido.
De acordo com o diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Lívio Freire, os equipamentos instalados nos laboratórios são de última geração, fruto de financiamento obtido na iniciativa privada. “Certamente [esses espaços] vão contribuir para pesquisa e desenvolvimento no campus, em especial em parceria com empresas e instituições”, afirmou.
Confira mais imagens das inaugurações no Flickr da UFC
MANDACARU.DEV – O laboratório tem o objetivo de ser um programa de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras. “A gente tem ofertado periodicamente módulos [de cursos] que cobrem assuntos envolvendo tecnologia e inovação”, explicou o coordenador do projeto, Prof. Allyson Allex Araújo. Segundo ele, as aulas ocorrem nos modos síncrono e assíncrono.
Além disso, essa é uma oportunidade para os estudantes dos cursos de graduação de todos os campi da UFC desenvolverem soluções para empresas do mercado financeiro, facilitando a inserção deles nesse campo de trabalho. O Mandacaru.dev foi construído com o apoio da B3 (Bolsa do Brasil), a BLK Sistemas Financeiros e a PDtec.
Confira também matéria da UFCTV sobre os novos laboratórios:
ENGINE LAB – Esse é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento especializado em engenharia de software e sistemas e em inteligência artificial. “Atualmente atuamos em parceria com empresas privadas para construção de soluções que utilizam sistemas inteligentes, computação em nuvem e computação em bordo”, informou o coordenador do Engine LAB, Prof. André Meireles.
Entre as atividades já realizadas, está o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento, integração e informatização de protocolo de transfusão de sangue no Instituto Dr. José Frota; e a criação de um sistema de detecção automática de quedas com foco em pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. O laboratório foi criado em parceria com a empresa chinesa Huawei.
ENCONTRO COM A COMUNIDADE ACADÊMICA – No período da tarde, houve um momento de encontro com a comunidade acadêmica no campus, no qual foram ouvidas sugestões de melhorias, entre elas a adequação do espaço físico e o aperfeiçoamento da Internet. O reitor garantiu que conversaria com as equipes responsáveis em busca de soluções.
Foram apresentadas ações de extensão, planejamento, administração, relações internacionais, empreendedorismo e inovação pelos seguintes pró-reitores: Profa. Elizabeth Daher (Extensão), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional) e Prof. Almir Bittencourt (Planejamento e Administração).
A comitiva visitou os laboratórios inaugurados e outros espaços do campus, como os laboratórios de Geologia Geral, de Informática e de Materiais de Construção Civil.
Também participaram do evento o vice-diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Wagner de Lima, e a chefe do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Cláudia Lordão, que conduziu o evento junto com a equipe.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.