Pular para o conteúdo principal

*Prefeitura de Fortaleza entrega 1ª Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro* _O equipamento

 funcionará, por dois meses, no bairro Antônio Bezerra_   A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira (29/04), a primeira Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro. O equipamento idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ficará estacionado na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Antônio Bezerra. Além de ser itinerante, a nova unidade também apresenta outra novidade, pois diferente das demais já instaladas pelo programa, ela vai disponibilizar máquinas de costura para iniciantes e cursos para quem deseja aprender a costurar. O Costurando o Futuro é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.   *Serviço:* Entrega da 1ª Unidade Móvel

Campus da UFC em Crateús inaugura oficialmente os laboratórios Engine Lab e Mandacaru.dev

 O campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús inaugurou oficialmente, na quinta-feira (9), os novos laboratórios Engine Lab e Mandacaru.dev.

Na cerimônia de inauguração, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância dos novos espaços. “É com justa felicidade que volto ao nosso campus em Crateús para inaugurar duas unidades fundamentais para ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade”, disse.

Imagem: Fachada do Campus da UFC em Crateús
Campus da UFC em Crateús (Foto: Viktor Braga/UFC)

Durante o evento, o gestor apresentou um balanço de seu mandato à frente da Reitoria e citou, como exemplo, a conclusão de 53 obras que antes estavam paralisadas. Ele também abordou ações como: melhoria da UFC em rankings internacionais; conquista de 29 novas patentes; obtenção de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII); inclusão digital de estudantes durante a pandemia de covid-19; inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação; desenvolvimento do capacete Elmo em 87 dias (em parceira com outras instituições); participação no projeto de hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém, entre outras. "Nós temos potencial, precisamos acreditar na nossa Universidade”, defendeu Cândido.

Imagem: Pessoas sentadas em cadeiras no auditório, com uma mesa de autoridades adiante
Durante cerimônia, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, fez uma prestação de contas da gestão (Foto: Viktor Braga/UFC)

De acordo com o diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Lívio Freire, os equipamentos instalados nos laboratórios são de última geração, fruto de financiamento obtido na iniciativa privada. “Certamente [esses espaços] vão contribuir para pesquisa e desenvolvimento no campus, em especial em parceria com empresas e instituições”, afirmou.

Confira mais imagens das inaugurações no Flickr da UFC

Imagem: Mesas e computadores do laboratório Mandacaru.Dev
Laboratório Mandacaru.dev tem o objetivo de oferecer capacitação em tecnologia da informação (Foto: Viktor Braga/UFC)

MANDACARU.DEV – O laboratório tem o objetivo de ser um programa de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras. “A gente tem ofertado periodicamente módulos [de cursos] que cobrem assuntos envolvendo tecnologia e inovação”, explicou o coordenador do projeto, Prof. Allyson Allex Araújo. Segundo ele, as aulas ocorrem nos modos síncrono e assíncrono.

Além disso, essa é uma oportunidade para os estudantes dos cursos de graduação de todos os campi da UFC desenvolverem soluções para empresas do mercado financeiro, facilitando a inserção deles nesse campo de trabalho. O Mandacaru.dev foi construído com o apoio da B3 (Bolsa do Brasil), a BLK Sistemas Financeiros e a PDtec.

Confira também matéria da UFCTV sobre os novos laboratórios:

ENGINE LAB – Esse é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento especializado em engenharia de software e sistemas e em inteligência artificial. “Atualmente atuamos em parceria com empresas privadas para construção de soluções que utilizam sistemas inteligentes, computação em nuvem e computação em bordo”, informou o coordenador do Engine LAB, Prof. André Meireles.

Imagem: Reitor, pró-reitores e professores do Campus de Crateús posando para foto em frente ao laboratório Engine Lab
Na foto, da esquerda para a direita: vice-diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Wagner de Lima; diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Lívio Freire; pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; pró-reitora de Extensão, Profa. Elizabeth Daher; reitor Cândido Albuquerque; coordenador do Engine Lab, Prof. André Meireles; pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)

Entre as atividades já realizadas, está o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento, integração e informatização de protocolo de transfusão de sangue no Instituto Dr. José Frota; e a criação de um sistema de detecção automática de quedas com foco em pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. O laboratório foi criado em parceria com a empresa chinesa Huawei.

ENCONTRO COM A COMUNIDADE ACADÊMICA – No período da tarde, houve um momento de encontro com a comunidade acadêmica no campus, no qual foram ouvidas sugestões de melhorias, entre elas a adequação do espaço físico e o aperfeiçoamento da Internet. O reitor garantiu que conversaria com as equipes responsáveis em busca de soluções.

Foram apresentadas ações de extensão, planejamento, administração, relações internacionais, empreendedorismo e inovação pelos seguintes pró-reitores: Profa. Elizabeth Daher (Extensão), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional) e Prof. Almir Bittencourt (Planejamento e Administração).

Imagem: Reitor conversa com professores no Laboratório de Geologia; na mesa, frente a eles, amostras de rochas
Laboratório de Geologia Geral do Campus da UFC em Crateús (Foto: Viktor Braga/UFC)

A comitiva visitou os laboratórios inaugurados e outros espaços do campus, como os laboratórios de Geologia Geral, de Informática e de Materiais de Construção Civil.

Também participaram do evento o vice-diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Wagner de Lima, e a chefe do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Cláudia Lordão, que conduziu o evento junto com a equipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.