Pular para o conteúdo principal

CBMCE orienta sobre medidas para evitar queimaduras durante período junino no Ceará

 O período junino é sinônimo de diversão. Mas é preciso estar em alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos. Nesta segunda-feira (6), é celebrado o Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras. Com a finalidade de orientar a população cearense, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), divulga as medidas preventivas necessárias para a redução de acidentes do tipo.

As queimaduras são causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Elas são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho. Desta forma, são divididas em queimaduras de primeiro, segundo, terceiro e quarto grau.

Para o capitão do CBMCE, Fábio Plutarco, com a aproximação das festas juninas, o cuidado ao utilizar fogos de artifício ou acender fogueiras precisa ser redobrado. Ele falou sobre a importância de uma prevenção mais acirrada para evitar essas queimaduras durante o período.

“É importante ressaltarmos sempre que, neste período junino, é um ótimo momento para que possamos realizar essa campanha de combate à queimaduras. Onde ocorre fogo, há a possibilidade de existir vidas queimadas ou intoxicadas. Por isso, é tão importante pararmos para alertarmos sobre esses acidentes. Nunca é demais alertar que soltar balão, além de perigoso, é crime, pois os danos podem ser incalculáveis, tanto ao meio ambiente, como contra a vida e ao patrimônio. Outras ocorrências comuns, mas que devemos ter cuidado para evitarmos são as fogueiras, bebidas quentes ou até mesmo bombinhas de estalo que as crianças costumam utilizar, pois é um material inflamável”, disse ele.

O bombeiro militar também destacou a importância da data e o trabalho do Corpo de Bombeiros. “Lembrar dessa data é muito importante, pois temos a finalidade de divulgar as medidas necessárias para a redução desses tipos de incidentes. São ocorrências comuns de acontecer, mas que trabalhamos para evitarmos. E, ainda que ocorram, procuramos sempre oferecer qualidade no atendimento aos pacientes queimados resgatados por nossas equipes”, concluiu o capitão.

Dicas

Ao utilizar fogos

Siga rigorosamente as instruções das caixas de fogos de artifício. Não use fogos sem certificação. Como também, se falhar, der defeito ou entupir, nunca reutilize. O CBMCE destaca que os fogos de artifício só devem ser adquiridos em lojas especializadas.

Ao acender fogueiras

Fogueiras devem ser acesas em local arejado e livre de rede elétrica ou vegetação. Cuidado com crianças perto de fogueiras, evite brincadeiras próximas delas.

Referência

Localizado em Fortaleza, o Núcleo de Queimados do Instituto Doutor José Frota (IJF) é referência no Norte e Nordeste. O Centro possui uma equipe multidisciplinar, em plantão 24 horas, composta por profissionais especializados, como clínicos gerais, cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. A estrutura da unidade também conta com Centro Cirúrgico, Ambulatório, Enfermarias, Sala de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que