Pular para o conteúdo principal

Edital de R$ 2,8 milhões é lançado para modernização das universidades estaduais

 

Chamada vai possibilitar aquisição de equipamentos para os laboratórios de pesquisa da Uece, UVA e Urca

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), acaba de lançar um edital voltado à modernização e aquisição de equipamentos para as três universidades estaduais. Ao todo, serão R$ 2,8 milhões disponibilizados, com exclusividade, para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O anúncio do lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), durante evento virtual com as presenças do titular da Secitece, Carlos Décimo, e do diretor científico da Funcap, Luiz Drude. Representando as universidades estaduais, participaram a reitora e o vice-reitor da UVA, Izabelle Mont’Alverne e Francisco Carvalho; além do reitor da Urca, Francisco Lima Júnior. Por questões de saúde, o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, não pode estar presente.

Edital histórico

Em sua fala, o secretário Carlos Décimo destacou o caráter histórico deste edital. “Uece, Urca e UVA vão poder contar com um aporte financeiro exclusivo que irá proporcionar melhores condições físicas e estruturais para a pesquisa dentro das universidades”.

O titular da Secitece reforçou que o lançamento do edital é parte de um grande projeto, que inclui a realização de concursos para docentes e a expansão da Educação Superior, a maior da história do Ceará. “As universidades estaduais passam hoje por uma forte interiorização e democratização de suas atividades. É o ensino superior mais perto de todos os cearenses, oportunizando que os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras tenham a chance de cursar uma graduação”, lembrou Décimo.

Segundo semestre

O diretor científico da Funcap, Luiz Drude, informou que os recursos deverão ser liberados a partir do segundo semestre. “Esse edital vai dar melhores condições de trabalho para que os pesquisadores das universidades estaduais sigam desenvolvendo um trabalho de excelência”.

Drude ressaltou, ainda, a ligação do edital com o trabalho desenvolvido pela Funcap para fixação de pesquisadores no interior. O diretor também reforçou a importância da articulação realizada pelos três reitores, que deverão definir onde serão aplicados os recursos dentro das suas instituições.

Em seus discursos, os reitores agradeceram ao apoio da Secitece e da Funcap, nesse movimento de união e apoio mútuo das instituições para o fortalecimento das universidades estaduais em seus territórios de atuação.

Detalhes da chamada

A chamada 03/2022 – Modernização e Aquisição de Equipamentos de Laboratórios de Pesquisa nas Universidades Estaduais do Ceará estará disponível na plataforma Montenegro/Funcap para recebimento de propostas a partir do dia 9 de junho. A divulgação dos resultados acontece no mês de agosto, com o desembolso da primeira parcela agendado para outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que