Pular para o conteúdo principal

Itapipoca ganhará uma sala pública de cinema

 







Itapipoca, localizada a 342 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa Cine +: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. A ação é da Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Enel, poder público, e outros importantes colaboradores. 


A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira.


O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente. 


O espaço foi viabilizado para garantir o acesso de todos, com rampas, piso tátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.


O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade será construído na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. A previsão de entrega é outubro deste ano.


Segundo Viana Júnior, secretário executivo da Cultura de Itapipoca, o município é carente de equipamentos culturais públicos. “Somos o maior município da região do Litoral Oeste e Vale do Curu, uma das cidades mais produtivas do Ceará em se tratando de produção artística, com diversidade cultural rica, mas que, assim como a região, não dispomos de estruturas físicas onde difundir e garantir o acesso à arte e cultura para a população, inclusive as produções artísticas e culturais produzidas nos territórios. O projeto Cine+ será o primeiro equipamento cultural de difusão artística público do município, um equipamento que impactará não só no território de Itapipoca, mas em toda a região. Itapipoca é uma cidade que produz, há muitos anos, obras audiovisuais com um vasto repertório, mas por falta de equipamentos e estrutura, não é potencializado na cidade. O cinema irá suprir uma lacuna histórica e necessária na cidade e região, potencializando as produções locais, capacitando os agentes culturais e democratizado a arte e cultura no interior cearense”, enfatizou. 


O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.


Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de alto impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Há 15 anos, a agência e produtora cultural vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.


Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que