Pular para o conteúdo principal

*Governo do Ceará entrega equipamentos, obras de infraestrutura e atendimento ao cidadão na região Centro-Sul*

 _Aviso de pauta_ *Governo do Ceará entrega equipamentos, obras de infraestrutura e atendimento ao cidadão na região Centro-Sul* O governador Elmano de Freitas entrega, nesta quarta-feira (3), equipamentos e importantes obras de infraestrutura, mobilidade e atendimento ao cidadão na região do Centro-Sul. Em Icó, o chefe do Executivo Estadual realizará visita técnica às futuras instalações do Horto Senhor do Bonfim e a entrega da nova sede regional do Detran-CE. O momento solene terá a inauguração do novo Terminal Rodoviário de Icó e a assinatura da ordem de serviço para o monumento do Horto. Na sequência, em Iguatu, Elmano autoriza o início da restauração de 50,7 km da rodovia CE-282, no trecho que liga o município a Icó, passando por Orós. A via será completamente reformada, contando com alargamento de pistas e implantação de pavimento em concreto. Na mesma ocasião, o gestor realiza a entrega de nove tratores para prefeituras e associações rurais da região. As solenidades contarão...

Lituânia bloqueia trens com produtos russos para Kaliningrado

 A Lituânia impediu Moscou de enviar carregamentos por via ferroviária que passem por seu território para chegar até Kaliningrado, exclave [parte de um país que fica separada do restante do território] russo no Mar Báltico. A Rússia condenou com veemência a decisão.

A agência de notícias Reuters reportou que a movimentação é parte das sanções da União Europeia contra a Rússia em razão da guerra com a Ucrânia. A Lituânia, um dos países Bálticos, é membro tanto da União Europeia quanto da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O exclave russo de Kaliningrado faz fronteira com a Lituânia e com a Polônia.

O governador de Kaliningrado, Anton Alikhanov, estima que até 50% de todos os tipos de mercadorias podem ser afetados pela proibição, incluindo carvão, metais e materiais para construção.

Protesto

O porta-voz russo Dmitry Peskov disse que a decisão por parte da Lituânia não tem precedentes e vai contra a lei. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou o chefe da representação diplomática da Lituânia em Moscou para apresentar-lhe um protesto e ameaçar a imposição de possíveis contramedidas.

Por outro lado, outras agências de notícias informaram que o governo da Lituânia defende a medida, ressaltando que a proibição está alinhada com sanções da União Europeia.

O diplomata de mais alto escalão do bloco europeu, Josep Borrell, afirmou que vias terrestres não foram interrompidas, nem proibidas, e que o transporte de passageiros e de produtos não sujeitos a sanções está tendo continuidade.

Comentários